O COEP Nacional e a Rede Mobilizadores anunciaram, dia 17 de dezembro, os vencedores do Prêmio Betinho 2013 – Atitude Cidadã. Esta edição contou 6.548 votantes que escolheram suas preferências entre 72 concorrentes de 24 municípios. Além dos 24 ganhadores municipais, foram premiados cinco pessoas, uma por cada região brasileira. O prêmio é um reconhecimento público e não resulta em benefício financeiro.
O tema desta 6ª edição foi Catadores(as) de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis. Concorreram catadores, catadoras e pessoas que, de alguma forma, buscam melhorias para o trabalho desses profissionais. O objetivo foi valorizar a atuação dos catadores e fortalecer o direito a condições dignas de trabalho e de vida, para além da perspectiva restrita da sobrevivência.
“O eixo de atuação do COEP, no biênio 2013-2014, é o apoio aos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis. A proposta do Prêmio é dar visibilidade a estes trabalhadores e fortalecer as conquistas obtidas nos últimos anos, inclusive com a correta implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explica a coordenadora do Prêmio, Amélia Medeiros.
Os votantes também foram convidados a apoiar a causa dos catadores por meio de assinatura eletrônica ao manifesto público que solicita ao governo, nas instâncias federal, estadual e municipal, a promoção urgente de políticas para inclusão social dos catadores, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
O Prêmio
O Prêmio Betinho – Atitude Cidadã foi criado em 2008 para homenagear o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, um dos fundadores do COEP. Nas cinco edições anteriores foram premiadas pessoas que se mobilizaram de diversas formas, em todo o país, para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda ou das localidades onde vivem.
Confira o perfil e a lista dos vencedores.
Mais informações em www.coepbrasil.org.br/premiobetinho ou pelo telefone (61) 3424-4926.