Cerca de 60 produtores rurais de Santana do Ipanema (AL), representantes de assentamentos, associações e cooperativas do município estiveram, no Palácio República dos Palmares, em Maceió (AL), para o lançamento do Programa Estadual de Avicultura Familiar. Criado com o objetivo de fornecer proteínas às famílias rurais de baixa renda, por meio da produção de ovos e carnes, o programa será um estímulo a geração de renda.
O programa, além de atender a necessidades básicas de alimentação, deve estimular o aproveitamento de uma nova fonte de renda. Isso porque cada família cadastrada receberá cerca de 60 aves, 30 de corte e 30 de postura, o que irá oportunizar o abate de aves e a comercialização de ovos em feiras e supermercados, além de possibilitar o consórcio do produto junto à pecuária, fruticultura, entre outros segmentos.
Inicialmente serão beneficiadas famílias do Território da Cidadania do Médio Sertão, nos municípios de Dois Riachos, Santana do Ipanema, Maravilha, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Palestina, Carneiros, Olivença e Olho D?água das Flores. A expectativa é de que em quatro anos 12 mil famílias sejam atendidas.
O Programa Avicultura Familiar será coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo recém criado Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal), com apoio do Sebrae/AL, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e demais parceiros que também integram o ICTAL.
Dentro das ações estão previstos investimentos em pesquisa para melhorar e modernizar a microagricultura, para que os agricultores possam produzir com segurança e tornar a atividade mais competitiva no mercado.
Alguns produtores já enxergam no programa uma oportunidade para melhorar qualidade de vida das famílias do médio sertão. ?A renda extra oferecida pelo programa através das novas aves é muito importante para todos nós, para que nós possamos crescer e o trabalho das famílias agricultoras seja reconhecido?, afirmou Ana Creide, líder do Assentamento Poço Salgado, em Santana do Ipanema.
?O programa é a oportunidade de desenvolver e mostrar que a agricultura familiar pode ser desenvolvida de forma sustentável. A união destes parceiros dará a essas famílias, oportunidade de emprego e renda, inclusão social e qualidade de vida?, destaca Marcos Vieira, superintendente do Sebrae/AL.
Já para Maurício Alécio, representante da Cooperativa dos Produtores de Pequenos Animais de Santana do Ipanema (Copasil), o lançamento também foi importante para colher informações e divulgar o projeto para os interessados.
?O programa é uma alternativa de venda para as famílias, uma forma de diversificar a produção da agricultura familiar. Quanto mais nichos de mercado elas tiverem, melhor para seu crescimento. O lançamento é uma forma de divulgar esta ação que promete melhorar as condições de vida destas famílias?, afirma Maurício.
* Com informações da Gazeta Web/Sebrae-AL