Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Programa Bolsa Trabalho é destaque em desenvolvimento social


13 de outubro de 2010

Lançado oficialmente em 2007 pelo governo do Pará, como uma política pública de combate ao desemprego e à falta de oportunidades para a juventude, o programa Bolsa Trabalho conquista reconhecimento nacional na área de formação e inclusão de jovens no mercado produtivo. Depois de qualificar mais de 20 mil pessoas e colocar mais de 12,5 mil em empregos com carteira assinada, o programa acaba de receber mais uma premiação.



A secretária de Estado de Trabalho, Emprego e Renda, Ivanise Coelho Gasparim, responsável pelo gerenciamento do programa, recebeu diploma e medalha de Destaque Nacional em Desenvolvimento Social, durante o Seminário Nacional Sobre Desenvolvimento Social, Cidadania e Pacto Global, realizado de 12 a 14 de agosto, no Rio de Janeiro. O prêmio é emitido pelo Instituto Biosfera e pelo Guanandi Instituto de Renovação Social (GIRS), entidades criadas pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e vinculadas ao Programa Fome Zero.



O programa Bolsa Trabalho atende jovens de 18 a 29 anos, com cursos de qualificação e a concessão de bolsa no valor de R$ 70, que pode ser paga por até dois anos, enquanto o jovem não entrar no mercado de trabalho.



Jovens que depois da qualificação tiveram acesso a um futuro mais promissor atestam a eficiência do Bolsa Trabalho. “O programa é um incentivo muito importante para a juventude paraense. Espero que ele seja ampliado, para que outros jovens como eu possam participar. Fiz um curso de excelente qualidade, com professores muito capacitados e espero, no futuro, conseguir montar o meu próprio negócio”, disse Carlos Josevan dos Santos, que fez o curso de eletricista em Belém.



Para a a estudante Suellem Dias, o curso rendeu conhecimentos sobre manutenção de microcomputadores, noções de ética e a possibilidade de realizar outros sonhos. “Com os R$ 70 da bolsa estou podendo frequentar um cursinho pré-vestibular. Ajuda a pagar o curso e o transporte. Acho importante continuar os estudos para poder garantir meu futuro e o da minha filha, que tem cinco anos e mora comigo na casa dos meus pais. Então, espero que logo eu esteja trabalhando”, declarou ela, em uma das cerimônias de certificação.



Entre os mais de 20 mil qualificados há pessoas que montaram pequenos negócios, parte deles financiados pelo CredPará – programa de fomento financeiro do governo do Estado. Outros 27 mil ainda estão nos cursos de formação, que já totalizam 47 mil inscritos.



Esse não é o primeiro prêmio recebido pelo Bolsa Trabalho. No ano passado, a iniciativa recebeu o 2º Prêmio de Práticas Inovadoras de Gestão, devido à implementação do programa.



* Com informações da Agência Pará de Notícias

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador