As comunidades rurais da Serra da Capivara e de Tabuleiro Alto Piranhas, no Piauí, foram beneficiadas com 20 bibliotecas do programa Arca das Letras. Desenvolvido desde 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), o programa visa facilitar o acesso aos livros, estimulando a leitura, as expressões culturais e o processo participativo nas comunidades.
As arcas, entregues pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), em meados de maio, foram fabricadas por alunos portadores de deficiência assistidos pelo Centro de Profissionalização Integrado (Cepi), escola de formação da Secretaria de Educação do estado. Com essa entrega, o Piauí já conta com 247 arcas em 35 municípios.
O Arca das Letras é desenvolvido pela SRA com as comunidades de agricultores familiares, remanescentes de quilombos e assentamentos do Crédito Fundiário e da reforma agrária. Em pouco mais de dois anos de atuação, o programa já implantou 1.658 bibliotecas rurais, beneficiando mais de 160 mil famílias, com a distribuição de 406.000 livros. Para desenvolver as atividades de leitura e cuidar das bibliotecas, o programa já capacitou 3.496 agentes de leitura.
Cada Arca das Letras é composta por cerca de 230 livros de literatura, didáticos e de pesquisa, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, agricultura e cidadania. As comunidades escolhem os assuntos que vão compor o acervo, o local onde a biblioteca vai ser instalada, além de indicar os agentes de leitura ? voluntários que atuarão no empréstimo dos livros e no incentivo à leitura.
Os móveis das bibliotecas são fabricados também pelos sentenciados das penitenciárias de Petrolina/PE, Mossoró/RN e Fortaleza/CE e por alunos da Fundação Pão dos Pobres de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Os acervos são formados com títulos repassados por órgãos do poder público, especialmente os ministérios da Educação e da Cultura, além de livros doados por editoras, escritores e em campanhas públicas de doação.
O programa Arca das Letras conta também com o apoio dos movimentos sociais, de prefeituras, ONGs e com a parceira do Banco do Brasil Fome Zero, do Banco do Nordeste e do Ministério da Justiça/DEPEN.