Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Programa mostra escolas do Brasil em múltiplos ângulos


13 de outubro de 2010

?Caminhos da Escola?, novo programa de educação da TV Escola, canal do Ministério da Educação, estreou, no dia 11 de março, às 22h, com a presença do jornalista e apresentador Marcelo Tas.



O programa é uma parceria do MEC com a TV Cultura, realizado pela Conspiração Filmes. A equipe vai percorrer várias cidades do Brasil mostrando, por meio de reportagens e entrevistas com personalidades, a realidade de escolas. Também terá um quadro que desafia os conhecimentos dos alunos das escolas públicas.



A cada edição, um tema servirá de reflexão para professores, pais, estudantes e especialistas. No primeiro programa, a aluna Bruna Bellini, do Colégio Estadual Horácio Macedo, localizado no bairro Maria da Graça, Rio de Janeiro, contou como foi sua passagem do ensino fundamental para o ensino médio, assunto central da estreia. Os pais, a diretora e um especialista discutem a importância do ensino médio para o futuro profissional dos jovens.



Ainda no primeiro episódio, o apresentador Léo Almeida conduziu o quadro Desafio, em que estudantes são encorajados a solucionar um problema ou a enfrentar um desafio. Um grupo de alunos da Escola Municipal Carlos Augusto Queiroz Rocha, de São Paulo, teve que criar uma campanha de rádio estimulando a doação de sangue. Para isso tiveram de usar a criatividade, o conhecimento, conteúdos e técnicas aprendidas em sala de aula. Eles contaram com a ajuda da professora Jaqueline Penteado e do médico infectologista Cássio Giannini.



O vice-presidente da TV Cultura, Fernando Almeida, explica que o novo programa mostrará a escola de múltiplos ângulos, desde a relação da comunidade escolar com o tema até uma visão mais lúdica proporcionada pela própria técnica de televisão. ?Esse conjunto de olhares ajuda muito. Veremos a educação do modo como ela deve ser vista com reflexão, com participação da família, observando as diversas faces da escola?, explica.



?Com a parceria para produzir o programa, a TV Escola e a TV Cultura cumprem o papel educativo das tevês públicas brasileiras de priorizar a educação como linha editorial e levar conhecimento, explorando a força da televisão e sua linguagem?, afirma o coordenador da TV Escola, Érico da Silveira. Nesse contexto, o programa mostra como a educação é capaz de transformar trajetórias individuais e sociais, dentro e fora da escola. ?Esse programa tem a ambição de pautar a educação e discutir assuntos importantes, levando a informação para dentro e fora da comunidade escolar?, diz.



O programa é exibido todas as quintas, às 22h, na TV Escola, com reprises aos sábados, às 17h, e segundas, às 22h. A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e por meio da internet, no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694). (Assessoria de Imprensa da Seed)






Com informações Envolverde (www.envolverde.com.br)/MEC

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador