A cada três segundos uma criança morre devido à falta de alimentação adequada, água tratada e medicamentos básicos. São 20 crianças em um minuto, 1.200 a cada uma hora e praticamente 30.000 todos os dias. Milhares de crianças sobrevivem com apenas uma refeição, muitas vezes uma panela de arroz. Isso é o suficiente para satisfazê-la por uma hora ou duas, mas não proporciona os nutrientes que as crianças precisam, o que pode comprometer o crescimento e prejudicar o desenvolvimento.
A fome é um dos problemas mais graves pelo qual uma criança pode passar. Em sua fase de crescimento a criança necessita essencialmente de nutrientes para que possa se desenvolver física e mentalmente. A desnutrição ataca milhares de crianças no Brasil e, em muitos casos, a criança não chega nem a completar o primeiro ano de vida.
Muitas crianças não têm outra escolha senão beber água contaminada – os resultados são as constantes doenças que as deixam fracas e incapazes de lutar contra infecções. Milhares de crianças morrem a cada ano pela diarréia causada pelo consumo de água contaminada.
Em algumas áreas rurais, não há hospitais para atender crianças adoentadas, muito menos médicos em número suficiente para socorrê-las. Em alguns lugares até a aquisição de medicamentos é comprometida. Doenças fáceis de serem combatidas, como a diarréia, são a maior responsável pela mortalidade infantil no Brasil.
Apenas uma em cada seis crianças dos países do Terceiro Mundo tem a oportunidade de concluir a escola primária. Apesar de grande desejo e entusiasmo, essas crianças não têm a oportunidade de ir à Escola. Quando a prioridade não é a educação a criança torna-se presa à situação de pobreza.
Diante dessa situação a Ong Visão Mundial desenvolve o programa ?Apadrinhe uma criança?, que consiste no envio mensal de R$ 40,00 para uma criança escolhida pela pessoa. O dinheiro da contribuição não é enviado diretamente para a criança ou sua família, ele financia as atividades dos projetos que envolvem educação, nutrição, saúde, desenvolvimento econômico e comunitário, capacitação profissional, entre outros.Além do envio do dinheiro o “padrinho” poderá manter contato com a criança apadrinhada.
As crianças que participam do programa de apadrinhamento da Visão Mundial vivem com suas famílias e dentro da sua comunidade local. As crianças mais vulneráveis ao contexto social de cada região e suas famílias são prioridades na hora das inscrições. As famílias sempre são consultadas se querem fazer parte do programa de apadrinhamento e sempre são expostos os objetivos do programa como também os benefícios que irão receber e o compromisso que estão assumindo.
Cada criança inscrita no programa de patrocínio é vista (fisicamente) pelo menos uma vez a cada três meses por uma pessoa responsável perante a Visão Mundial. A situação da criança é observada e são mantidos registros sobre seu estado no escritório de projetos. É o chamado monitoramento da participação contínua das crianças. Todas as medidas necessárias são tomadas de acordo com as informações colhidas, sempre visando o melhor atendimento às crianças inscritas no apadrinhamento.
Para saber mais informações e/ou como participar, acesse o site do projeto
A Visão Mundial
A Visão Mundial é uma Ong humanitária e de desenvolvimento criada em 1950 e presente em aproximadamente 100 países. Trabalha no Brasil desde 1975 com o enfrentamento da pobreza e da exclusão social e prioriza em seus programas as crianças e os adolescentes que vivem em comunidades pobres e em situação de vulnerabilidade, para promover o bem-estar das pessoas.
Os projetos promovidos e apoiados têm programas com ênfase em saúde, educação, desenvolvimento comunitário, agroecologia, desenvolvimento econômico, promoção da justiça e emergência/reabilitação.
A ONG desenvolve projetos nas regiões empobrecidas do semi-árido, Nordeste do país e Vale do Jequitinhonha, além do norte de Minas Gerais, Amazonas, Tocatins e nas regiões metropolitanas das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.