Inclusão social e valorização arte e da cultura baianas. Estes são os principais objetivos do Projeto de Empreendedores da Economia Solidária, desenvolvido pelo Sebrae na Bahia, em parceria com o setor Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil. Só em 2007 estão sendo beneficiados artesãos de 200 terreiros e quilombos da cidade de Salvador.
Desenvolvido desde 2006, o projeto promove o trabalho de 14 cooperativas e associações localizadas principalmente no Bairro da Paz. Com a criação do projeto-piloto, o apoio está sendo estendido também a comunidades afro-descendentes que, apesar de manterem uma rica produção cultural e religiosa de peças artesanais, não conseguem sobreviver de seu ofício.
“Por não terem um perfil empreendedor, os artesãos não conseguem se auto-sustentar. O Sebrae quer passar para eles noções importantes da gestão de um negócio, como a formação de preços”, explicou Dimara Dantas, gestora local do projeto. Segundo ela, a intenção da entidade é atingir, futuramente, um universo de 1,2 mil quilombos e terreiros.
O programa leva capacitação em gestão empresarial às associações e cooperativas participantes, além de promover os produtos criados por estes artesãos e artistas em desfiles de moda e feiras. “Nossa meta é promover o desenvolvimento no sentido mais amplo, para melhorar o quadro social em que essas pessoas vivem e formar uma grande rede sustentável de economia solidária com qualidade na produção para chegar ao mercado”, diz a gestora.
A iniciativa de criar um projeto que gerasse trabalho e renda para terreiros e quilombos da cidade partiu dos próprios integrantes das comunidades afro-descendentes, que procuraram o Sebrae para pedir apoio para os seus trabalhos. “Muitas dessas pessoas, como os pais de santo, estão passando necessidade”, revela Dantas.
De acordo com Dimara Dantas, os produtos trabalhados pelos empreendimentos atendidos pelo projeto não são comerciais. “Eles agregam um valor social e trazem junto uma história de vida cheia de luta”, afirma. Por isso, quando alguém compra um dos produtos apoiados pelo projeto, recebe um cartão que traz uma sinopse sobre a cooperativa que criou aquele artigo junto com os contatos como telefone, endereço e e-mail da entidade.
Fonte: Sebrae Bahia (www.ba.sebrae.com.br)