Tornar uma cidade um destino turístico internacional requer especificidades, como melhorar a infra-estrutura do município. Além disso, deve haver preocupação em discutir sobre as mudanças que acontecem no local, principalmente com moradores localizados próximo aos grandes empreendimentos que surgem no rastro do turismo.
Em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza (CE), uma iniciativa que dá certo é o Consentur (Conscientização e Sensibilização do Turismo). Em decorrência dos altos investimentos hoteleiros na região, principalmente os feitos pelo Aquiraz Riviera – complexo de hotéis que está sendo construído na praia de Marambaia -, as comunidades podem participar de palestras para discutir a influência desta atividade na economia local. Há espaço também para diálogo sobre como será a rotina do município depois que o complexo hoteleiro for inaugurado, o que está previsto para 2010.
O Consentur atua, em Aquiraz, em parceria com a Associação de Empreendimentos Turísticos de Aquiraz (Aeta), com o Aquiraz Riviera e com a Secretaria Municipal de Turismo, Comunicação e Cultura. O trabalho do Consentur é feito por jovens monitores, que visitam as principais comunidades de Aquiraz para informar à população sobre palestras e seminários que abordam os impactos do turismo. Foram capacitados 11 monitores, que são responsáveis pela mobilização das pessoas que participam das discussões.
Todos os meses, os monitores percorrem localidades a fim de esclarecer e conscientizar a população sobre a importância de promover a região como destino turístico. De acordo com o diretor de projeto do Aquiraz Riviera, Jorge Chaskelmann, o Consentur é importante porque informa à população sobre o desenvolvimento e as expectativas que são geradas, a partir do momento em que Aquiraz passa a ser considerado mais um destino turístico internacional. ?Haverá uma mudança na rotina dos jovens, dos artesãos e de muitos profissionais que dependem do turismo. Então, é preciso saber quais são suas prioridades?, diz Jorge. Ele ressalta que moradores podem tirar dúvidas e conhecer os benefícios que terão com o projeto dos hotéis.
Para o secretário de Turismo, Comunicação e Cultura de Aquiraz, Alexandre Costa, o Consentur auxilia na participação popular sobre os assuntos que trarão benefício às comunidades locais. ?Temos que melhorar a condição do turismo, principalmente promovendo a qualificação da mão-de-obra, a fim de suprir a demanda de funcionários para os cargos que o hotel trará?, diz.
O complexo hoteleiro Aquiraz RivieraLocalizado na praia de Marambaia, em Aquiraz, distante 25 quilômetros de Fortaleza, o Aquiraz Riviera promete ser um dos maiores empreendimentos turísticos de padrão internacional do país. Com investimento estimado em US$ 350 milhões, o complexo hoteleiro terá área total de 300 hectares, sendo 1.800 metros de frente para o mar, e área hoteleira dividida em oito lotes, com quatro hectares cada. O complexo terá uma área de proteção ambiental de 58 hectares para preservação da fauna e flora locais. A conclusão das obras está prevista para o final de 2010 e deve gerar 4.500 empregos diretos e cerca de cinco mil indiretos.
Enquete
Consentur é importante para discutir impactos?
Saulo Tavares Brasil – 17 anos – Monitor
“A gente mobiliza as comunidades para que possam participar das palestras, que são muito importantes para se envolver com o turismo.”
Gerlane Santos de Oliveira – 18 anos – Monitora
“A população tem participado bastante das reuniões nas escolas. Sempre explicamos o projeto e falamos dos benefícios para Aquiraz.”
Elizângela Amorim Dias – Associação da Praia do Presídio
“Muitas pessoas me perguntam se os hotéis serão construídos mesmo, porque querem ganhar dinheiro com uma nova fonte de renda.”
Com informações do Diário do Nordeste