Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Projeto da Codevasf ajuda gerar renda para jovens em Sergipe


13 de outubro de 2010

Uma iniciativa da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ? entidade associada ao COEP Nacional – começa a transformar a região de Japoatã, em Sergipe. A área de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e o Projeto Amanhã desenvolvem uma ação para envolver filhos de produtores rurais no trabalho de beneficiamento da casca de coco seco, evitando que seja queimada ou descartada em córregos e nascentes. O que antes era considerado lixo transforma-se agora em fibras naturais e substrato para produção de mudas.



Em parceria com a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (Amefal), que agrega filhos de produtores da região de Neópolis, Pacatuba, Brejo Grande, Ilhas das Flores, Japoatã e Japaratuba, a Codevasf instalou uma unidade demonstrativa de beneficiamento de casca de coco no final de 2008. A etapa seguinte foi o envolvimento com o governo municipal de Japoatã, que integrou a iniciativa privada ao processo.



Com a estrutura básica construída em março deste ano, o trabalho piloto foi iniciado e já existe expectativa de geração de 40 empregos diretos e de envolvimento de 30 jovens no processo de capacitação, dando-lhes oportunidade para adquirirem o primeiro emprego.



?A idéia inicial era difundir a técnica de aproveitamento da casca do coco seco. Ao agregar a escola de Ladeirinhas, o objetivo foi envolver os jovens, disseminando os conceitos de conservação ambiental e aproveitamento sustentável dos recursos naturais. Agora, a ação também já assegura uma transformação socioeconômica na região?, comenta Ronaldo Fernandes Pereira, coordenador regional do Projeto Amanhã e chefe da unidade de APL.



A demanda inicial do projeto é a produção de 300 metros cúbicos de substrato, que está sendo comercializado na região Sudeste. O próximo passo é o estudo do aproveitamento da casca de coco como carvão, semelhante ao processo já desenvolvido em Minas Gerais com o babaçu.




Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador