Formar cidadãos para o desenvolvimento de iniciativas de economia solidária é a proposta que está sendo desenvolvida pelo Projeto Casa Brasil, projeto de inclusão digital do governo federal, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). A idéia é promover cursos de capacitação a fim de colaborar para o desenvolvimento das comunidades nos municípios onde há unidades do Casa Brasil.
Os cursos serão compostos por um encontro presencial, aulas a distância, um conjunto de oficinas e a comunidade prática, ?que é uma comunidade virtual onde as pessoas se encontram para discutir, trocar experiências, fazer relatos do que aconteceu, das dificuldades, enfim, todo tipo de prática relacionada à economia solidária?, explica Ana Cristina Moreira, coordenadora de Capacitação do Casa Brasil.
Segundo ela, as pessoas que participarem do programa de formação devem voltar para suas comunidades e multiplicar os conhecimentos adquiridos. ?A gente está tentando fazer assim: formação, discussão e oferecer ferramentas para que as pessoas se organizem?. O trabalho nas unidades, após a capacitação, vai ser feito por meio de um ?plano de intervenção na realidade? que inclui, entre outras coisas, o diagnóstico da comunidade no que diz respeito a iniciativas de economia solidária existentes. ?Esse plano inclui formação de grupos de trabalho, planejamento de formações, oficinas, cursos, lá nas unidades?, diz.
A coordenadora acrescenta que os objetivos do Casa Brasil se cruzam com os da economia solidária. ?A economia solidária se baseia em práticas solidárias de produção, comercialização e distribuição de produtos, mas são práticas que além de valorizar a rede social que está envolvida em alguma iniciativa de economia solidária, valorizam, por exemplo, o consumo sustentável de recursos naturais, a preservação do meio ambiente, questões de diversidade, de gênero e todos esses fatores estão explicitados como objetivos do Projeto Casa Brasil também?.
Irão participar da formação bolsistas do Casa Brasil, pessoas da comunidade e agentes da Secretaria de Economia Solidária. O primeiro encontro presencial aconteceu de 03 a 07 de agosto, em Brasília; os próximos serão no Rio de Janeiro, João Pessoa, Manaus e Curitiba.
Fonte: Agência Brasil (www.agenciabrasil.gov.br), com base em matéria de Ana Luiza Zenker.