Crianças entre 6 meses e 5 anos do município de Macaíba, a 18 quilômetros de Natal (RN), estão sendo beneficiadas pelo projeto ?Criança, crescer para desenvolver?. Implementada pela empresa MultDIA? fabricante de produtos como mingau, farinha láctea, cereais e achocolatados ?, a iniciativa inclui a distribuição de alimentos e orientações a mães e gestantes, visando à redução da mortalidade infantil, considerada uma prioridade no município.
O projeto é um dos vencedores do prêmio ?Nós fazemos nossa parte?, ao qual concorreram 83 práticas. A seleção foi feita por especialistas em políticas públicas da Fundação Getúlio Vargas. O concurso destacou, em três categorias ? empresa privada, instituição pública e uma organização não-governamental?, as ações que mais ajudaram no avanço rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
A MultDIA assinou, em setembro de 2005, um termo de compromisso com o projeto ?Levar os Objetivos do Milênio para as Comunidades?, coordenado pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), pela organização não-governamental Natal Voluntários e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Foi feito um levantamento da situação do município de pouco mais de 62 mil habitantes, onde a empresa está localizada, e identificada como prioridade a redução da mortalidade infantil (quarto Objetivo do Milênio).
Em uma primeira etapa, em janeiro de 2006, o projeto atendeu a 70 crianças (entre 6 meses e 5 anos) desnutridas: foram entregues, para cada uma, dois kits por mês com quatro tipos de mingau e dois pacotes de macarrão. Elas foram acompanhadas por nutricionistas, e as mães orientadas a manusear os alimentos de forma adequada e a amamentarem seus filhos pelo menos nos primeiros seis meses de vida. Em nove meses, 15 meninos e meninas recuperaram o peso e saíram do projeto. Com o resultado, a iniciativa foi ampliada e atende atualmente 250 crianças. A expectativa é que outras 500 sejam contempladas até o final de 2007. ?Acredito que até o final do ano que vem poderemos cobrir o município inteiro?, conta a assistente de pessoal do Setor de Gestão de Pessoas da MultDIA Marcioneide Queiroz do Rego.
O programa ainda inclui cursos para gestantes sobre o cuidado com a gravidez e com os bebês, com informações sobre higiene pessoal, cuidados para evitar acidentes com as crianças e a importância do acompanhamento pré-natal. Já participaram da capacitação 507 mulheres, e até o final de 2007 outras 540 deverão fazer as aulas. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde do município e também ampliou os postos de saúde que realizam a triagem neonatal, popularmente conhecida como teste do pezinho ? de 2 para 17, número total de postos de Macaíba.
Para reforçar a intenção de continuar com as atividades, a MultDIA renovou o termo de compromisso com o projeto ?Levar os Objetivos do Milênio para as Comunidades?. ?Vamos estudar outras ações que poderão ser executadas, como a inserção de vinhetas em rádio sobre como tratar a desnutrição e a capacitação de pessoas que cuidam de crianças nas creches municipais, por exemplo?, diz Marcioneide do Rego.
PremiaçãoO resultado do prêmio foi divulgado em 12 de outubro, último dia da 3ª Conferência Mundial para as Relações Internacionais, organizada pelo IR.wi (Instituto Mundial para as Relações Internacionais, na sigla em inglês) com o apoio do Pnud. A Universidade Federal da Paraíba foi a vencedora na categoria ?governo?, com um projeto de capacitação para futuros jovens empreendedores, e o Lar Fabiano de Cristo ganhou como a ONG que mais contribuiu para erradicar a extrema fome e a pobreza (primeiro Objetivo do Milênio).
Fonte: PrimaPagina, com base em matéria de Talita Bendinelli