As primeiras viagens técnicas do ?Vivências Brasil: Aprendendo com o Turismo Nacional? foram concluídas com sucesso. O objetivo do projeto é possibilitar a melhoria da qualidade da oferta turística, por meio do aprendizado vivencial das operações e estratégias de turismo utilizadas nos destinos de referência visitados. A intenção é que após as viagens, os participantes possam implementar as boas práticas aprendidas nas suas localidades. A disseminação do conhecimento adquirido acontece também por meio da sistematização das informações coletadas, elaboração de relatórios técnicos e da produção de material multimídia para multiplicação aos demais empresários do setor.
A primeira expedição, realizada entre 30 de agosto e 3 de setembro, contou com nove empresários, provenientes de cinco estados brasileiros e do Distrito Federal. Todos os participantes tiveram a oportunidade de analisar in loco o aproveitamento do potencial turístico da região, observando e vivenciando a operação com foco no Turismo Cultural, ao longo do trajeto pelo Caminho Velho da Estrada Real nas cidades de Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes, em Minas Gerais.
Fátima Tropia, consultora local e integrante da equipe técnica, conta que a história, as artes, a gastronomia, as manifestações culturais, o patrimônio material e imaterial, a hospitalidade, os serviços e a infra-estrutura turística foram itens atentamente observados por todos os participantes. ?Esta viagem mostrou aos empresários, além de boas práticas de turismo cultural, uma interpretação patrimonial de uma região que valoriza seus valores artísticos, fazeres e saberes, buscando promover sua história?, afirma.
Márcia Bleasby, da Turisvale, de Miguel Pereira (RJ), destaca as soluções criativas observadas. Junto com o grupo, ela assistiu a uma apresentação sobre o barroco mineiro feita pelo Prefeito Municipal Angelo Osvaldo de Araújo Santos, na Igreja do Pilar, em Ouro Preto. ?Tivemos uma aula de turismo?, relata a empresária.
?Em todos os momentos, estávamos trocando experiências. Aprendendo e ensinando. Vou levar para a minha região todas boas práticas que conheci e, principalmente, a força de vontade do povo mineiro em fazer a diferença?, diz Anne Caroline Santos, da Enlace Turismo, de Brasília (DF).
Roteiro do Vale do Café
No período de 11 a 15 de setembro, o segundo grupo selecionado embarcou para o roteiro Vale do Café, focado em Turismo Rural. Os 11 participantes, de cinco estados brasileiros, puderam conferir a iniciativa desenvolvida pelos empresários da região nos municípios de Vassouras, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Barra do Piraí e Valença, no estado do Rio de Janeiro.
A equipe da expedição, composta por agentes de receptivo e meios de hospedagem, teve a possibilidade de observar como a região consegue promover uma aliança entre a produção agrícola e o turismo, num cenário enriquecido pelas grandes fazendas históricas do ciclo do café.
O empresário José Luiz Rizzato, da Rizzatour Turismo, de Jundiaí (SP), destaca a consciência histórica dos envolvidos no receptivo local e a preocupação com o envolvimento da comunidade no processo. ?É interessante também a experiência de teatralização de alguns personagens históricos?, afirma.
Segundo Monica Samia, diretora executiva da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e integrante da equipe técnica, outros fatores não menos importantes são o forte empreendedorismo e as parcerias, sejam as público-privadas ou aquela existente entre os próprios empresários. ?Exemplos não faltam, mas um em especial chamou a atenção do grupo, o Roteiro da Cachaça, que integra uma fazenda produtora de cachaça a um restaurante, cuja base de seu cardápio é a própria bebida?, conta.
Mergulho em Fernando de Noronha
A terceira viagem realizada pelo projeto Vivências Brasil aconteceu na semana de 18 a 22 de setembro para Fernando de Noronha (PE), com foco em Ecoturismo com Mergulho.
O grupo de sete empresários representantes de meios de hospedagem e agências de receptivo local pôde conferir de perto as ações dedicadas à preservação ambiental, os cuidados com o hóspede nas pousadas domiciliares e a infra-estrutura dedicada ao mergulho livre e autônomo das operadoras da ilha.
Os participantes passaram por experiências que ilustram como o estudo científico do meio pode ser aplicado ao turismo, agregando valor para o cliente final. O grupo participou de uma palestra sobre os golfinhos no Centro de Visitantes do IBAMA realizada pelos pesquisadores do Instituto, cujo auditório encontrava-se lotado com turistas curiosos. Alice Souto Maior, consultora técnica do Instituto Marca Brasil, relata que o grupo assistiu à chegada dos golfinhos na baía, que acontece diariamente no final da madrugada, acompanhado por uma equipe de pesquisadores da região. ?Enquanto assistíamos à chegada dos golfinhos à baía, pesquisadores nos explicavam detalhes do comportamento desses animais. Isso nos proporcionou uma experiência enriquecedora como turistas?, afirma.
Flavio Hauser, da Maris Turismo (Península de Maraú / BA), ressalta a cooperação entre os empresários locais para a divulgação do destino e busca da excelência no atendimento aos turistas que vão a Noronha. ?Internamente também existe uma ajuda mútua?, conta. ?Um socorre o outro, por exemplo, quando uma operadora de mergulho precisa de algum equipamento importante, assim não deixam de atender bem o cliente?. Ele ainda destaca algumas pequenas práticas que podem ser facilmente aplicadas, como destinar quartos exclusivos para não-fumantes nas pousadas e a instalação do ar refrigerado ecológico que, além de não usar gases tóxicos no sistema, é mais econômico.
Também já foram realizados pelo projeto os roteiros Ecoturismo e Turismo de Aventura, em Bonito/MS; e Sol e Praia com Aventura (Roteiro Integrado Ceará, Piauí e Maranhão). De 18 a 22 de outubro acontecerá o roteiro Sol e Praia (Costa dos Corais/AL).
Vivências Brasil
O projeto ?Vivências Brasil: Aprendendo com o Turismo Nacional? é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), esta última responsável pela sua execução.
A exemplo do projeto ?Excelência em Turismo: aprendendo com as melhores experiências internacionais?, o ?Vivências Brasil? também utiliza o conceito de benchmarking, que é ação de identificar, aprender e adaptar práticas e processos reconhecidos pela qualidade e excelência em setores específicos da economia. Fonte: www.americamagica.com.br, com base em matéria de Mônica Baldani