O projeto ?Construindo Identidades?, lançado pelo grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, de Porto Alegre (RS), em outubro, visa trazer para dentro das instituições públicas de ensino a discussão sobre construção e relação entre os gêneros e livre exercício da sexualidade. O projeto é desenvolvido nas escolas da rede pública estadual da capital e região metropolitana de Porto Alegre.
“Através desta iniciativa foi possível qualificar as professoras e professores, os funcionários e funcionárias da escola pública na questão da diversidade de expressão e orientação sexual, para que esses profissionais saibam lidar melhor com a sexualidade dos alunos, com a homofobia em sala de aula, com o preconceito e com a discriminação no ambiente escolar”, afirma Claudia Penalvo, 46 anos, pedagoga e uma das coordenadoras do projeto.Construindo Identidades é uma iniciativa do SOMOS com o financiamento do Ministério da Educação e apoio da Secretaria Estadual da Educação. Para Gustavo Bernardes, 33 anos, coordenador do SOMOS e que também foi um dos coordenadores do projeto “é importante que o trabalhador na educação também saiba lidar com sua própria sexualidade de forma sadia e livre de estigmas, e por isso as ações do projeto também trabalham com o contexto pessoal no qual o educador ou a educadora estão inseridos”.Para Bernardes, os educadores desempenham papel fundamental na formação da cidadã e do cidadão do amanhã, pelo convívio diário com a comunidade escolar e pela troca de experiências e ensinamentos com os alunos. Por isso, é importante que o professor seja qualificado e esclarecido sobre questões relativas à sexualidade para que possa tratar do tema livre de preconceitos, auxiliando os alunos e alunas a entender a homossexualidade, lesbianidade, bissexualidade e a transexualidade.Segundo pesquisa realizada pela UNESCO, em maio de 2004, com 5 mil docentes da rede pública e privada de todo o país, a homossexualidade é um comportamento considerado inadmissível por quase 60% dos entrevistados.
Fonte: Adital (www.adital.com.br ), com base em matéria veiculada.