Graças ao projeto ?Alô Cidadão?, as informações sobre vagas de emprego, cursos, atividades comunitárias, campanhas de vacinação ? vindas da própria comunidade, de empresas de recursos humanos, poder público e empresas privadas ? circulam de forma rápida, inovadora e atraente na comunidade da Pedreira Prado Lopes, localizada na região Noroeste de Belo Horizonte (MG). O projeto ? concebido pelo Instituto Hartmann Regueira e executado em parceria com o Instituto Oi Futuro e a empresa Okto Mobile Ideas, contando também com o apoio do Grupo Telemar ? utiliza-se de tecnologia do serviço de mensagens curtas (SMS) via celulares como investimento social, gerando conteúdo de interesse, direcionado para os moradores da comunidade, líderes comunitários, gestores e integrantes, ONGs e cooperativas e outras entidades da região.
Completados seus três meses de lançamento, o projeto passou, nos últimos dias, pela sua primeira avaliação. Foram aplicados questionários e coletados depoimentos. Pôde-se constatar que, desde a sua implantação, o projeto provocou mudanças na comunidade, consolidando-se como um canal importante de comunicação, até então pouco utilizado. Segundo umas das moradoras da comunidade, ?… passei a freqüentar mais lugares, exposições, alguns shows, a ter entretenimento, diversão. O projeto informa mais do que jornal… Às vezes, no jornal ainda não saiu a notícia de um show de graça, por exemplo, e acaba que eu fico sabendo pelo Alô Cidadão!?.
Durante o processo de avaliação do projeto, constatou-se que a adesão da comunidade vem crescendo. O número de beneficiados aumentou de 200 para 400, pretendendo-se, até o final de março, atingir o total de 500 cadastrados. Os moradores da Pedreira Prado Lopes também não tinham o hábito de freqüentar exposições, participar de eventos fora da comunidade, ir ao teatro ou ao cinema. Por meio do ?Alô Cidadão!? percebe-se uma mudança nesse comportamento. Mesmo quando não há interesse ou os cadastrados não podem ir a determinado evento, eles o indicam para outras pessoas, inclusive para as que ainda não são beneficiadas pelo projeto.
Em locais dentro da comunidade, como escolas e espaços culturais, foram criados (a partir da iniciativa da própria comunidade) murais para divulgar as mensagens enviadas através do projeto. – Acesso à informação: Se, antes, havia dificuldade para que as pessoas tivessem acesso a informações relevantes, hoje, com o ?Alô Cidadão!?, essa dificuldade foi reduzida. A comunidade tem agora a oportunidade de conhecer ações e projetos que podem beneficiá-la, bem como tomar conhecimento de oportunidades de emprego, o que antes praticamente não acontecia.
Através da apresentação do projeto a diversas empresas, instituições e outros projetos, conseguiu-se também articular uma rede de informações sobre temas oferecidos pelo ?Alô Cidadão!?, envolvendo empresas de recursos humanos, poder público e empresas privadas.
Mais informações acesse o site do Instituto (www.institutohr.org.br).