Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Projeto muda comportamento de comunidade em Belo Horizonte


13 de outubro de 2010

Graças ao projeto ?Alô Cidadão?, as informações sobre vagas de emprego, cursos, atividades comunitárias, campanhas de vacinação ? vindas da própria comunidade, de empresas de recursos humanos, poder público e empresas privadas ? circulam de forma rápida, inovadora e atraente na comunidade da Pedreira Prado Lopes, localizada na região Noroeste de Belo Horizonte (MG). O projeto ? concebido pelo Instituto Hartmann Regueira e executado em parceria com o Instituto Oi Futuro e a empresa Okto Mobile Ideas, contando também com o apoio do Grupo Telemar ? utiliza-se de tecnologia do serviço de mensagens curtas (SMS) via celulares como investimento social, gerando conteúdo de interesse, direcionado para os moradores da comunidade, líderes comunitários, gestores e integrantes, ONGs e cooperativas e outras entidades da região.


Completados seus três meses de lançamento, o projeto passou, nos últimos dias, pela sua primeira avaliação. Foram aplicados questionários e coletados depoimentos. Pôde-se constatar que, desde a sua implantação, o projeto provocou mudanças na comunidade, consolidando-se como um canal importante de comunicação, até então pouco utilizado. Segundo umas das moradoras da comunidade, ?… passei a freqüentar mais lugares, exposições, alguns shows, a ter entretenimento, diversão. O projeto informa mais do que jornal… Às vezes, no jornal ainda não saiu a notícia de um show de graça, por exemplo, e acaba que eu fico sabendo pelo Alô Cidadão!?.


Durante o processo de avaliação do projeto, constatou-se que a adesão da comunidade vem crescendo. O número de beneficiados aumentou de 200 para 400, pretendendo-se, até o final de março, atingir o total de 500 cadastrados. Os moradores da Pedreira Prado Lopes também não tinham o hábito de freqüentar exposições, participar de eventos fora da comunidade, ir ao teatro ou ao cinema. Por meio do ?Alô Cidadão!? percebe-se uma mudança nesse comportamento. Mesmo quando não há interesse ou os cadastrados não podem ir a determinado evento, eles o indicam para outras pessoas, inclusive para as que ainda não são beneficiadas pelo projeto.


Em locais dentro da comunidade, como escolas e espaços culturais, foram criados (a partir da iniciativa da própria comunidade) murais para divulgar as mensagens enviadas através do projeto. – Acesso à informação: Se, antes, havia dificuldade para que as pessoas tivessem acesso a informações relevantes, hoje, com o ?Alô Cidadão!?, essa dificuldade foi reduzida. A comunidade tem agora a oportunidade de conhecer ações e projetos que podem beneficiá-la, bem como tomar conhecimento de oportunidades de emprego, o que antes praticamente não acontecia.


Através da apresentação do projeto a diversas empresas, instituições e outros projetos, conseguiu-se também articular uma rede de informações sobre temas oferecidos pelo ?Alô Cidadão!?, envolvendo empresas de recursos humanos, poder público e empresas privadas.


Mais informações acesse o site do Instituto (www.institutohr.org.br).

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador