Confiança. Este é o principal requisito para moradores da comunidade de Chico Mendes, localizado no bairro de Areias Público, em Recife (PE), participarem do projeto-pilotoNegócio em Casa, que envolveum sistema de microcrédito, chamado Banco da Confiança (BC). Iniciativa da Fundação Citigroup e da ONG Habitat para a Humanidade Brasil, o BC é baseado em três pilares: objetivos comuns, solidariedade e autogestão.
O Banco Confiança aplicará recursos emcursos de capacitação, educação financeira familiar, desenvolvimento de estratégias de geração de renda, assessoria técnica, oferta de linhas de crédito e incentivo à poupança. Apenas as pessoas que participam do programa Negócio em Casa conseguem empréstimo do BC. E para participar, os interessados deverão formar grupos de pelo menos cinco pessoas de famílias diferentes que irão compor o banco. Os beneficiados precisam ter renda de até cinco salários mínimos.
Cada membro do Banco Confiança pode conseguir até R$ 500,00 ecada participante será avalista do outro. Para facilitar a organização do banco, há um comitê diretivo integrado por um presidente, umresponsável por mobilizar as pessoas; o secretário, que faz as atas e registros; e o tesoureiro, que cuidará das relações financeiras entre o grupo e a entidade.
O novo banco foi lançado em março deste ano. Os participantes passam por uma capacitação, com palestras demotivação e de gestão de contas internas; noções de administração financeira e familiar; gestão de negócios e qualidade de habitação; entreoutros temas. Dependendo da disponibilidade de tempo e interesse do participante, o curso, que tem uma carga horária de16 horas, pode ser concluído em até quatro semanas.
A Rádio Comunitária, a Associação de Moradores de Chico Mendes e a propaganda boca-a-boca foram os meios que promoveram o BC.Há 15 famílias inscritas no programa de microcrédito que desejam investir em suas moradias, na abertura de um negócio ou na promoção demelhorias em seus estabelecimentos comerciais.
Este projeto conta com parceria da Associação dos Moradores da Vila Chico Mendes, Comissão de Urbanização e Legalização ? PREZEIS, Projeto Conexões Saberes da Universidade Federal de Pernambuco, Núcleo de Apoio aos Movimentos Populares, Prefeitura de Recife e Caixa Econômica Federal.