Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Projeto promove educação ambiental para jovens e suas comunidades


13 de outubro de 2010

No Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, alunos da Escola Família Agrícola de Araçuaí têm a oportunidade de participar do projeto educativo “Coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos. O programa tem por objetivo promover a reeducação e conscientização em relação à correta utilização do lixo.


A iniciativafoi uma das vinte selecionadas pelo Edital de Meio Ambiente da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e já iniciou as atividades com informações sobre coleta e reaproveitamento de resíduos. Com duração de um ano, o projeto atua com alunos com idade entre 16 e 25 anos.


Realizadas pela associação da escola, as atividades do programa Coleta Seletiva e Reciclagem foram incorporadas na disciplina Legislação Ambiental. Para o coordenador do projeto, Jânio Freire, “é necessário ter a atividade dentro da escola, mas queremos que os alunos estendam a prática para suas famílias e suas comunidades”.


Ele diz ainda que, devido à necessidade de executar as tarefas nas comunidades, os alunos se sentem mais responsáveis e interessados em executá-las.


A ideia auxiliará também os gestores da escola a implementarem ações permanentes voltadas ao reaproveitamento, redução e reutilização dos resíduos sólidos lá gerados.


O intuito é sensibilizar os familiares e toda a comunidade de que as mudanças de atitude podem amenizar os problemas vivenciados pelo trato indevido dos materiais e do lixo.


Nas atividades, os alunos aprendem a separar o material como vidros, plásticos, metais e orgânicos, fazendo a seleção e o armazenamento destes resíduos. “Eles recolhem o lixo orgânico para fazer a compostagem, e o lixo que não deve ser armazenado é queimado ou aterrado”, informa Jânio.


O coordenador ressalta a importância de despertar a consciência da sociedade para a preservação ambiental através da seleção dos resíduos e a correta armazenagem do lixo. Com esta iniciativa, diz Jânio, a escola pretende se tornar referência no assunto. “Esperamos que haja uma mudança no comportamento da população”, diz.


Acúmulo de Lixo


O problema do acúmulo do lixo está presente em diversas regiões do Brasil. A questão não só prejudica o meio ambiente como também põe em risco a saúde de moradores que ficam mais expostos a doenças como leishmaniose, dengue e outras.


Mas a falta de educação no que se refere ao lixo não é apenas em relação aos dejetos espalhados nas vias públicas. A coleta seletiva e o uso consciente de materiais podem reduzir significativamente o acúmulo destes materiais, contribuindo, consequentemente, para condições saudáveis no meio em que vivemos.


Com informações da Envolverde (envolverde.ig.com.br)/Tatiana Félix

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador