Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Projeto Telelibras lança mídia inclusiva na internet


13 de outubro de 2010

Oferecer uma compilação de informações sobre os principais fatos que marcaram a semana, no Brasil e no mundo. Este é o objetivo do projeto ?Telelibras?, iniciativa da ONG Vez da Voz. Mais que um canal democrático, acessível gratuitamente pela internet, o ?Telibras? é uma mídia inclusiva. “É uma forma de contribuir para que o surdo seja incluído, “explica a presidente da ONG Cláudia Cotes. “Estar informado sobre o mundo é extremamente importante para que o surdo seja incluído de fato.”


Por ser fonoaudióloga e pelo trabalho com a Voz da Vez, que atua em espaços públicos e, especialmente com o público surdo, Claudia Cotes presencia situações em que estas pessoas se mostram desinformadas sobre fatos importantes. Ela cita exemplos de momentos marcantes na história, como o atentado às torres gêmeas do Word Trade Center, no Estados Unidos, quando muitos surdos ficaram perdidos, observando imagens na televisão sem entender do que se tratava.


De acordo com Cláudia, por mais que o Closed Capiton, sistema de transmissão de legendas, seja utilizado em alguns telejornais nacionais, o surdos têm dificuldade de acompanhar as legendas. O ideal, especialmente para os que utilizam a linguagem de sinais na comunicação, é a presença do intérprete de Libras, para que a compreensão do conteúdo transmitido seja plena.


No ?Telelibras? as notícias são apresentadas por dois voluntários: um jornalista ouvinte e um intérprete de sinais. “Eles ficam lado a lado, para que o intérprete tenha o mesmo espaço na tela e não uma janelinha reservada em um canto do monitor como costumamos ver, acrescenta Cláudia Cotes.”


Os vídeos do Telelibras vão ao ar semanalmente pelo site www.vezdavoz.com.br


Fonte: Sentidos (sentidos.uol.com.br ), com base em matéria de Claudia Gisele

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador