A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) vão desenvolver, no primeiro semestre de 2008, um projeto-piloto para estimular o desenvolvimento do turismo em áreas rurais do Amazonas. A iniciativa receberá investimento inicial de R$ 154,5 mil.
O projeto começará com ordenamento da atividade turística em Rio Preto da Eva, município que fica a cerca de 80 quilômetros de Manaus (AM). A cidade foi escolhida com base em estudos da Amazonastur sobre o cenário turístico amazonense, que apontaram Rio Preto como local com potencial agro-ecológico. As atividades no município incluem capacitação de recursos humanos e orientação das comunidade rurais sobre as potencialidades do projeto. Haverá treinamento de agentes e de guias e será criado um centro de apoio ao turista. ?O convênio com a prefeitura já está regularizado. Em breve, haverá um evento para divulgação do projeto. Estamos aproveitando as potencialidades naturais dessas localidades”, informa o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Elilde Menezes.
Segundo Menezes, inicialmente, 20 funcionários do Idam receberão treinamento em assistência técnica e extensão rural específica para a área. Serão adquiridas motocicletas para transporte de pessoal e de equipamentos. O superintendente da Suframa ressalta que o projeto permitirá o desenvolvimento do Plano de Turismo Rural para a Agricultura Familiar no Amazonas, de acordo com o Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar. ?O turismo rural é uma atividade desenvolvida no campo e busca resgatar o patrimônio natural e cultural da comunidade, agregando valor a produtos e serviços. A atividade encontra-se em plena expansão no país e contribuirá para incrementar a renda da população local?, diz ele.
De acordo com Menezes, assim como aconteceu com Rio Preto da Eva, dados da Amazonastur possibilitaram a identificação de atrativos potenciais e equipamentos turísticos de todos os municípios com vocação para o segmento turístico. Ao todo, outros nove municípios que, segundo o superintendente, já recebem turistas em fins de semana e feriados, farão parte do projeto: Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Manaus, Presidente Figueiredo, Autazes, Careiro, Tefé e Maués. “Estamos iniciando uma nova atividade na região. Futuramente, outros municípios poderão receber investimentos. Como o projeto recebe apoio da Suframa, que atua na Amazônia inteira, tudo isso poderá também ser levado para outros estados da região”, conclui.