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Projetos, ideias e mobilização de pessoas


2 de junho de 2011

Uma ideia criativa quase sempre precisa de dinheiro para sair do papel. E quem não consegue o patrocínio de uma empresa (ou da família) muitas vezes acaba tendo de desistir de seu projeto genial. Existe uma forma de evitar que isso aconteça: é só fazer uma vaquinha. O velho método de arrecadar dinheiro coletivamente ficou mais organizado, foi parar na internet e ganhou um novo nome – virou crowdfunding, algo como “financiamento pela multidão”. E agora ajuda a viabilizar projetos profissionais, culturais, sociais ou ambientais,como livros, peças de teatro, vídeos e pesquisas científicas.Na prática funciona assim: o projeto fica “exposto” em sites que organizam a arrecadação do dinheiro durante alguns meses. Quem se interessa por ele e gostaria de vê-lo realizado doa alguma quantia por meio de um cartão de crédito. Se o valor necessário para a produção da ideia for arrecadado, quem doou ganha um prêmio estipulado pelo autor – que varia de acordo com o tamanho da contribuição. E o projeto pode então ser produzido.


Nos Estados Unidos, o site Kickstarter já arrecadou US$ 35 milhões para mais de 14 mil iniciativas. No Brasil, o método ainda é novo. A maioria dos projetos dos sites daqui está ligada à área artística. São ideias de documentários, CDs, filmes, exposições. “Mas já temos outros em fase de formatação, como projetos científicos, de eventos esportivos e desenvolvimento de produtos”, diz o cineasta Micael Langer, um dos responsáveis pelo recém-inaugurado Incentivador.com.


Interesse de todosQualquer um pode montar e inscrever um projeto, mas é preciso antes passar pelo crivo dos organizadores do site, que podem aprová-lo ou não. Contam na avaliação a capacidade do autor de realizar o que propõe e o impacto social que sua ideia vai gerar. “Não vale apenas pedir ajuda para si mesmo. Tem de propor algo que interesse a outras pessoas”, diz Luis Otávio Ribeiro, um dos sócios do Catarse.Depois de definidos o valor a ser arrecadado, que pode ser o custo total ou parcial do projeto, e o prazo de arrecadação (a média é de dois meses), a ideia vai para o ar. O tamanho da empreitada pode variar: os projetos em andamento hoje pedem valores de R$ 1 000 a R$ 150 000. Mas o dinheiro só é debitado da conta dos doadores quando o valor é arrecadado integralmente. Um projeto que precisa de R$ 5 000 e consegue apenas R$ 3 000 não leva nada. Mas, se a ideia receber um valor maior do que o solicitado, os autores ganham uma grana extra fazer o trabalho. E por que alguém investiria em um projeto de um desconhecido? Para Micael Langer, existem três motivações principais. A primeira é a identidade com a causa que o projeto defende. Cicloativistas provavelmente terão interesse em contribuir com ideias que ajudem a difundir o uso de bicicletas, por exemplo. Outro atrativo é o nome do autor. “Quem admira o trabalho daquela pessoa vai confiar na sua ideia.” E há ainda as contrapartidas: os doadores podem ganhar produtos ligados à obra, ter o nome ou a logomarca divulgados nos créditos ou ainda participar do processo produtivo. “Quem consegue arrecadar pelo crowdfunding prova que sua ideia tem aceitação. Fica mais fácil negociar com outros patrocinadores”, diz Thiago Fontes, do Movere.me.Como participar? Escolha a empresa de crowdfunding que tenha a ver com a sua ideia. Há várias: incentivador.com.br, catarse.me, movere.me, motive.me, multidao.art.br, sensoincomum.com.br.? Apresente sua proposta de forma resumida junto com um currículo ou algo que comprove que você é capaz de realizar o projeto.? Grave um vídeo explicando o que quer fazer. Seja simpática e direta. O vídeo poderá ser usado depois para convencer os futuros doadores.? Pense em prêmios que serão dados aos financiadores da ideia. Pode ser o próprio produto (livro, DVD), um brinde (camiseta, pôster) ou uma citação nos créditos da obra. ? Calcule o valor necessário para realizar o projeto incluindo o gasto com as contrapartidas. Lembre-se de que entre 5% e 10% do total recebido fica com os administradores do site. ? Projeto aprovado, o tempo começa a rodar! Use todas as suas redes sociais para mobilizar as doações.Com informações do Planeta Sustentável.

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Comentários

2 comentários sobre “Projetos, ideias e mobilização de pessoas”
  1. Zaninha says:
    16/06/2011 às 9:08 pm

    Muito legal. Tenho um grupo que quer mobilizar pessoas para os esporte, caminhar e correr… precisamos de patrocinadores para as camisetas, água, brindes e outros… vou buscar mais informações.

    Responder
  2. ANTONIO says:
    06/06/2011 às 1:19 pm

    Muito interessante. Tenho interesse em criar um centro de recuperação de viciados em drogas e alcool, pois tenho visto muita familias se extingirem, tendo como problema principal esses vicios.

    Responder


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