Como é a qualidade da água consumida pelo brasileiro? Quais os maiores desafios enfrentados para garantir o acesso permanente à água potável a todos no país? Quais as alternativas possíveis, especialmente em se tratando de comunidades localizadas em zonas rurais e periferias de grandes centros? Estas e outras questões estarão em discussão na oficina online Qualidade da água consumida no Brasil, que a Rede Mobilizadores promove de 10 a 14 de junho.
A atividade será facilitada pelo químico Marco Grassi, professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFRP). Especialista em Análise de Traços e Química Ambiental, Marco tem vasta experiência em temas como comportamento e destino de contaminantes orgânicos e inorgânicos em ambientes aquáticos, e águas destinadas ao abastecimento público.
O objetivo é debater a qualidade da água que consumimos, incluindo tanto a água encanada, quanto a água mineral, cada vez mais presente em nossas vidas. Serão abordados também o processo de tratamento da água; as etapas que envolve; a quem recorrer quando há problemas de qualidade; os cuidados que devem ser tomados com cisternas, caixas d’água e filtros para assegurarmos que a água que chega às nossas torneiras não esteja contaminada.
Sabemos que a água que chega às nossas residências passa por um tratamento para inativação de microorganismos causadores de doenças. Mas, uma pesquisa recente, feita pelo Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA), da Unicamp, em colaboração com outras instituições, demonstrou que, nas 16 capitais brasileiras consideradas no estudo, os mananciais estão contaminados por esgoto e que as estações de tratamento não estão dando conta de remover este e outros compostos do produto que chegam às torneiras de nossas residências.
Portanto, é necessário aprender mais sobre o tema e, a partir desse conhecimento, debater alternativas e, principalmente, cobrar, das autoridades competentes, maior rigor no controle de qualidade da água que consumimos.
A oficina acontece no Eixo Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidades e as inscrições podem ser realizadas diretamente no site da Rede Mobilizadores, de 04 a 10 de junho.As vagas são limitadas, e todos os que participarem do minifórum da oficina, receberão certificado emitido pela Rede Mobilizadores.
Clique aqui para se inscrever.
Gostei muito da iniciativa do site,gostaria de fazer parte e saber onde será essa oficina,moro em Santo Amaro-BA.
Grata!