Surgida em 2003, a Rede EcoRecicla segue os conceitos e práticas da economia solidária e, atualmente, possui três empreendimentos que beneficiam diretamente 180 famílias manauaras. Wilson Araújo Gomes, coordenador da rede, explica que antes os catadores não tinham organização e que, através de seminários e palestras sobre comércio justo, associativismo e economia solidária, uma outra forma de organização começou a se desenhar e hoje faz parte do cotidiano de trabalho desses catadores e catadoras.
“Antes eles (os catadores) não tinham direção. Juntavam o material e vendiam de qualquer forma para as empresas. Não tinham organização. Não percebiam que poderia ser de uma outra forma. Hoje é bem diferente”, afirma Wilson.
O que aprenderam na teoria, hoje os catadores aplicam na prática na Vapet, uma fábrica de vassouras feitas a partir das garrafas pet que, segundo Wilson, têm muita saída e garantem o sustento de várias famílias; no projeto Rio Porimirim, que trabalha com a trituração do pet, que é repassado novamente para as empresas que fabricam plásticos; e no Grupo de Papel Artesanal, que produz agendas, cartões e cadernos com papel reciclável.
Saindo de Manaus, a proposta agora é que a rede se expanda para outros locais do Amazonas. “Será uma grande experiência. Ainda estamos muito em Manaus, mas vamos chegar a outros pontos”, disse Wilson, enfatizando que mais do que uma necessidade do ser humano, a reciclagem é uma exigência da natureza. “O planeta pede”.
Fesol 2007
Trabalhando a conscientização dos empreendedores e dos visitantes, a Rede EcoRecicla participou da III Feira de Economia Solidária do Estado do Amazonas (Fesol 2007), realizada de 14 a 16 de dezembro. A Rede tratou da importância da reciclagem para os consumidores e meio ambiente e montou um ponto de coleta para receber todo o material reciclável produzido durante a feira. Todo o material será destinado às entidades de catadores que fazem parte da rede.
A Feira Estadual de Economia Solidária do Amazonas reuniu 200 expositores no Centro Cultural Povos da Amazônia. Entre seus objetivos estão divulgar os produtos da Economia Solidária do Amazonas e garantir o fortalecimento do Fórum Estadual de Economia Solidária (FAES), através da definição de um planejamento estratégico rumo à IV Plenária Estadual de Ecosol 2008.
Fonte: Adital (www.adital.com.br) e Delegacia Regional do Trabalho do Amazonas