A Rede Mobilizadores vai promover, a partir do dia 9 de dezembro, a oficina online Vídeo de Bolso, que terá como facilitador o jornalista e cinegrafista do COEP, Marcelo Valle. Diferentemente das demais oficinas promovidas pela rede, esta vai ter um período de duração mais longo, cerca de três meses, necessário para que, além da leitura do conteúdo, seja realizada também a produção de um pequeno vídeo.
A oficina foi concebida para os participantes do Projeto Comunidades Semiárido, uma iniciativa do COEP realizada em 30 comunidades nordestinas. No entanto, como o tema desperta o interesse de muitas pessoas, a Rede Mobilizadores vai disponibilizar 50 vagas para os interessados em conhecer mais sobre o assunto.
Marcelo Valle lembra que um vídeo pode ser um instrumento de participação social e de empoderamento das comunidades, uma maneira única de ver o mundo e de democratizar o acesso à informação. “Pessoas de todas as idades, de todos os lugares do mundo, de todos os credos e classes sociais estão passando a usar imagens e sons para expressar suas ideias, mostrar diferentes realidades, compartilhar e divulgar maneiras únicas de ver o mundo, e isso é democratização da comunicação”, explica.
A oficina
O objetivo da atividade é ampliar as possibilidades de comunicação e participação social dos jovens das Comunidades COEP e permitir que assumam um papel ativo nos locais onde residem, atuando de forma mais crítica e consciente.
Durante a atividade, os participantes vão aprender como produzir filmes com as tecnologias mais acessíveis no dia a dia, como telefones celulares que têm câmeras acopladas, máquinas fotográficas que filmam, filmadoras, etc, explorando as linguagens audiovisuais, as possibilidades de contar histórias e de fazer registros sociais e culturais.
A oficina foi dividida em módulos e a proposta é que, ao final, os participantes possam produzir pequenos vídeos com seu olhar sobre problemas, realidades, aspectos culturais, etc., de suas comunidades.
O material didático a ser disponibilizado contextualiza a comunicação, fala sobre seu papel para a construção de comunidades mais críticas e de sua importância para o protagonismo dos moradores dessas áreas. Além disso, traz uma abordagem específica da linguagem audiovisual, enfocando as técnicas e tecnologias disponíveis para a produção de um pequeno vídeo.
Cada um dos três módulos da oficina contará com um mini-fórum de discussão para que os participantes troquem ideias e esclareçam suas dúvidas sobre o processo produtivo do vídeo. Ao final da atividade, os participantes das comunidades COEP deverão apresentar o vídeo produzido. Os mobilizadores estão isentos dessa obrigação.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 dezembro. Todos os que participarem do minifórum da oficina, receberão certificado emitido pela Rede Mobilizadores.Clique aquipara se inscrever e já começar a participar.
Esta oficina está sendo realizada com apoio da Fundação Banco do Brasil.
muito boa essa iniciativa.