Comércio igualitário, baixo impacto ambiental e responsabilidade social são princípios da Rede Selo-Sol de Consumo Consciente, que foi lançada durante o Festival da Cultura Consciente Puroritmo, nos dias 9 e 10 de agosto em Brasília (DF). Criada pelo Instituto de Permacultura Ipoema, a Selo-Sol tem como objetivo formar, através da internet, rede de consumo sustentável no Distrito Federal, disponibilizando produtos com qualidade ecológica e condições de comercialização justas para consumidores. Para garantir a qualidade de produtos expostos no site, consumidores, organizações especializadas e produtores estabelecem critérios em relação ao que será comercializado na página. ?A Rede será organizada por meio de ferramenta de interação, onde os consumidores encontrarão os produtos ecológicos mais próximos de sua localidade e os contatos para a aquisição direta do produto?, explica um dos idealizadores e coordenador do site, Rafael Poubel, que é permacultor e mestre em desenvolvimento sustentável.Ainda em fase inicial, o projeto está sendo articulado em parceria com órgãos de agricultura locais e federais e conta com 20 produtores e agroextrativistas do Cerrado, além de mais de dois mil consumidores cadastrados. A expectativa é alcançar três mil consumidores e 30 produtores orgânicos e ecológicos até o fim de 2008.Para Poupel, além de socialmente responsável, a proposta de comércio é economicamente viável. ?Os produtos comprados diretamente do produtor são, muitas vezes, mais baratos do que alguns produtos convencionais, e possuem baixo custo ambiental, fator altamente relevante e ainda negligenciado nos cálculos econômicos?, defende. Segundo o permacultor, redes de consumo consciente podem trazer nova autonomia e organização local para valorização da agricultura familiar.Segundo o coordenador do site, os produtos mais procurados no portal são os ?in natura?, como hortifrutigranjeiros. ?No que diz respeito à alimentação, o movimento do consumo consciente no Distrito Federal é um dos mais expressivos do país. São diversos restaurantes naturais e feiras orgânicas espalhadas na capital. Contudo, a organização de redes de consumidores ainda é incipiente no Brasil?, avalia Poubel, para quem o portal vai aliar praticidade, educação e responsabilidade social.?A Rede Selo-Sol está em busca de novos parceiros para ser replicada em outras regiões e utilizada como ferramenta para políticas públicas de sustentabilidade alimentar e nutricional?, diz Rafael. Consumidores e produtores que quiserem fazer parte da rede podem se cadastrar em www.puroritmo.org.br