Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Rede social discute Desenvolvimento do Sul da Bahia


13 de outubro de 2010

Nessa nova era do desenvolvimento global, as relações humanas também se renovam. Um exemplo vem do Sul da Bahia, onde instituições se uniram para transformar a região num modelo de desenvolvimento baseado na troca de experiências e em investimentos em projetos sociais voltados para a evolução das comunidades, e que tenham força sobre as políticas públicas.



A Rede de Coalizão do Sul da Bahia justo e sustentável, fruto da mobilização da sociedade civil regional e nacional, nasceu com a proposta de democratizar a informação de qualidade visando a sustentabilidade de 26 municípios baianos.



“A Rede é um espaço para que Instituições e pessoas possam, além de divulgar suas ações e agendas positivas, contribuir para a formulação de políticas públicas que atendam às reais necessidades do nosso território e verdadeiramente estejam voltadas para a sustentabilidade, que é ter um modelo de desenvolvimento economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo”, afirma a presidente da Associação Ação Ilhéus, Socorro Mendonça.



A Rede de Coalizão foi criada para estimular a reflexão de que é preciso repensar o modelo de desenvolvimento atual, visando um futuro com mais qualidade de vida e desenvolvimento da sociedade como um todo.



“A constituição da Rede vai transformar o Sul da Bahia para melhor – com a visão de que a sociedade, através das pessoas e organizações, pode construir um outro futuro para esta que é uma das regiões mais importantes para o planeta. O cacau, o chocolate, suas árvores e fauna, rios, montanhas, a sua história e cultura, o litoral extraordinário, os pescadores e agricultores – um lugar que merece um desenvolvimento sustentável de verdade”, diz o diretor do Floresta Viva, Rui Rocha.



A Rede tem o papel de formar uma base de dados on-line, com informações diversas e variadas de iniciativas de desenvolvimento social. “A criação desta Rede demonstrou maturidade cívica e compromisso com a união e a democratização das informações socioambientais, um passo importante rumo a uma Ilhéus melhor”, afirma o jornalista e escritor Vilmar Berna.



A Rede de Coalizão do Sul da Bahia já nasceu forte com a participação de mais de 60 membros, incluindo vários setores da sociedade civil que tem como objetivo o comprometimento com a disseminação da cultura voltada para o investimento social, econômico, político e educacional.



“Para nós que lidamos diariamente com o cooperativismo e sabemos profundamente a importância da conjugação de forças para facilitação de objetivos comuns, enxergamos a cooperação entre pessoas e instituições como fundamental para a melhoria do mundo e das pessoas em particular”, avalia o diretor-presidente da Cooperbom Turismo, Winston Meireles.



A Rede de Coalizão é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses, objetivos e valores semelhantes. O objetivo é unir os indivíduos, organizando-os de forma democrática e igualitária e em relação aos objetivos que eles possuem em comum.



“A sociedade civil é imbatível quando unida. Vocês têm a experiência de Instituições, a força do coletivo das ONGs, o potencial do site e a energia transformadora da Bahia. A Rede precisa agora é apresentar uma proposta viável para que a região seja justa e sustentável”, opina o jornalista e publicitário Rogério Ruschel.



A Rede já vem abrindo espaço para a discussão de temas ligados a projetos de desenvolvimento que vêm gerando emprego e renda na região, a instituições que promovem a diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular, a adoção de práticas agrícolas mais inteligentes e não agressivas à saúde e ao ambiente, ao manejo sustentado das florestas e industrialização descentralizada, ao respeito aos direitos humanos e a integração social.



“Fiquei muito contente com o que presenciei no lançamento da Rede. Depois de dois anos instalado em Ilhéus, senti a luz no final do túnel. Como ser humano senti que, na terra que escolhi para me aposentar, existem pessoas que pensam em prol do futuro sustentável”, garante o empresário Sérgio Lobo, da R Náutica, que oferece passeios para observação de baleias na costa baiana.



O link para quem quer entrar na rede é www.redecoalizaosulba.ning.com.



* Com informações da Rebia

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador