Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Representante da FAO diz que Brasil é referência internacional em segurança alimentar


31 de março de 2016

O representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, destacou, no dia 30 de março, que a experiência brasileira em políticas públicas pode contribuir para a superação da fome no mundo. “O Brasil se tornou uma referência internacional em questão de políticas de segurança alimentar e nutricional”, afirmou durante o lançamento do livro Superação da Fome e da Pobreza Rural: Iniciativas Brasileiras, em Brasília.

A obra elaborada pela FAO retrata as experiências e relata os processos de construção dos programas que resultaram na saída do país do Mapa Mundial da Fome, em 2014. De acordo com Bojanic, a publicação tem o objetivo de servir como um manual para outros países e ser um instrumento da cooperação Sul-Sul. “Pesquisamos sobre as razões porque o Brasil alcançou este objetivo. São muitos fatores que explicam esta situação, como os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, os programas de compras da agricultura familiar, a alimentação escolar e os créditos rurais.”

“Achamos que era importante sistematizar essas políticas em um livro simples, que apresente essas experiências, principalmente visando os gestores de fora do país”, disse Bojanic. Ele apontou que a experiência brasileira pode apoiar outros países no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pelas Nações Unidas, que tem como uma das principais metas a erradicação da fome no mundo até 2030. “Estamos engajados no apoio ao cumprimento das metas e vamos utilizar isso fora do país.”

Para o conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Renato Maluf, o lançamento do livro pela FAO confirma a notoriedade internacional das políticas públicas brasileiras. “Temos um desenho de programas e ações bastante complexo, de diferentes áreas, que são inovadores e que contaram com processos participativos que chamam muita atenção.”

Fonte: Ideias na Mesa

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador