Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Rio+20 deve discutir redução da pobreza e da fome e promoção da economia sustentável


30 de dezembro de 2011

De acordo com aministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os principais desafios da Rio+20 (conferência sobre desenvolvmento sustentável da Organização das Nações Unidas) vão envolver questões sobre como reduzir a pobreza e a desigualdade no mundo, a promoção do desenvolvimento com bases mais sustentáveis e como coordenar as políticas públicas do setor. A Rio+20 ocorrerá no Rio de Janeiro, a partir do dia 20 de junho de 2012.



?Há uma expectativa muito grande de que os eventos (da Rio+20) não permaneçam somente enquanto eventos, mas tenham um dia seguinte e que aconteçam em bases que melhorem a qualidade de vida, da infraestrutura urbana e da vida nas cidades e de cada cidadão brasileiro?, disse a ministra.



Segundo ela, os ?desafios são enormes?, mas há ?uma sensação internacional de que é possível sim explorar esse caminho e termos na conferência um êxito em relação ao desenvolvimento sustentável?.



A ministra disse esperar que a Rio+20 traga resultados e ?que o planeta inteiro assuma objetivos sobre desenvolvimento sustentável, estabelecendo metas mensuráveis?. De acordo com Izabella isso está dentro da proposta que foi apresentada pelo Brasil para a Rio+20. ?Esperamos ser exitosos na questão da governança e evoluirmos com a proposta de criação de um Conselho sobre Desenvolvimento Sustentável nas Nações Unidas?. Segundo ela, atualmente existe apenas uma comissão, criada em 1992, que não tem a representatividade de um conselho.



Izabella disse que as propostas que foram enviadas por vários países para uma primeira conferência, que vai ocorrer em janeiro, mostram caminhos convergentes. ?É absolutamente convergente a discussão sobre inclusão social e sobre a erradicação de pobreza e da fome?. Outro tema comum, que deve ser apresentado na Rio+20, é a discussão sobre geração de energia. ?Certamente as energias renováveis e a inovação tecnológica são temas estratégicos?.


Com informaçõesAgência Brasil/Elaine Patricia Cruz.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador