Talento, diversidade e originalidade são marcas impressas por artesãos de todo o país nos objetos de decoração, utilitários ou acessórios que estão presentesna Rodada de Negócios, que acontece no Rio de Janeiro, no Pier Mauá, zona portuária da cidade. É a segunda Rodada de Negócios realizada para promover os vencedores da última edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, realizada em maio do ano passado. O prêmio, criado pelo Sebrae, destaca tanto a beleza e funcionalidade das peças como os processos de produção. Cerca de R$ 3 milhões é a expectativa de volume de negócios gerado pelo evento.Nessa edição, foram convidados mais de 70 compradores de todo o país, que receberam previamente um catálogo eletrônico com as peças premiadas e os detalhes do processo de criação e matéria-prima utilizada. Com base nessas informações, eles puderam marcar previamente o contato com os artesãos ou unidades produtivas. Para ampliar o mercado, cerca de 30% dos compradores participam do evento pela primeira vez.Para a empresária Márcia Teixeira, sócia de uma loja de decoração em Capão da Canoa (RS), a Rodada de Negócios ?é uma oportunidade única de conhecer produtos de todo o país, conversar pessoalmente com o artesão e conhecer o material utilizado. Estou achando tudo muito interessante e maravilhoso e o que não comprar agora, posso encomendar depois porque saberei onde encontrar?.?Reconhecimento e negócios?, responde Maria de Lurdes Rodrigues, da Artecoop, no Maranhão, ao definir a importância da Rodada. Premiadas na primeira e segunda edição do Top 100, as artesãs dessa cooperativa dos Lençóis Maranhenses já vendem para todo o País os chapéus e bolsas de fibra de buriti produzidos por meio de técnicas como crochê e macramê.Para o gerente de Atendimento Coletivo, Comércio e Serviços do Sebrae, Ricardo Guedes, um dos itens mais importantes a ressaltar é que todos os vendedores da última edição participam dessa Rodada de Negócios pela segunda vez, um evento que testa os conhecimentos de mercado.?Eles receberam diversas capacitações para saber o que vender e como vender. Estoque, capacidade de produção, prazos de entrega e formação de preço são aspectos importantes para a sobrevivência do trabalho de cada um. A Rodada amplia o acesso ao mercado e também dá a eles a oportunidade de aprender a negociar?, reforça.Para o diretor do Sebrae do Rio de Janeiro, Evandro Peçanha, a capital fluminense, como primeira cidade do país a receber um Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), confere ainda mais visibilidade ao trabalho dos artesãos e destaca o foco no mercado.?Temos um cenário muito bom para difundir e valorizar a produção de todo o país. Na Rodada de Negócios, os artesãos têm a chance do contato direto com os compradores. Dessa forma, o trabalho pode continuar a ser feito com arte, mas voltado para o mercado. Deixa de ser apenas uma peça de exposição ou coleção?.