Somos 47.240 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Salão do Turismo promove destinos brasileiros em SP


13 de outubro de 2010

A terceira edição do Salão do Turismo ? Roteiros do Brasil, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) de 18 a 22 de junho em São Paulo, apresenta uma amostra diversificada da produção artesanal brasileira. O objetivo é promover e incentivar a organização e comercialização de destinos turísticos do Brasil, desenvolvidos segundo diretrizes e princípios do Programa de Regionalização do MTur.Quarenta artesãos das cinco regiões do país apresentam o processo de produção de peças confeccionadas a partir de matérias-primas regionais, como fibra vegetal, flores secas do cerrado, taboa e palha do buriti. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (MDIC), o Brasil tem 8,5 milhões de artesãos, que são responsáveis pela movimentação de R$ 28 bilhões por ano.Na edição de 2008 do Salão, o público está podendo conhecer e vivenciar a produção de peças artesanais no ?Espaço Saber Fazer?. Viola de cocho, confeccionada por Alcides Ribeiro dos Santos, do Mato Grosso, e arranjos com flores secas do cerrado, feitos por Lira Antônia Nascimento Coimbra, do Distrito Federal, têm como objetivo atrair o visitante para conhecer pessoalmente a região onde a peça é produzida.Dedicado à promoção e à comercialização de produtos associados ao turismo, o espaço ?Vitrine Brasil? é inspirado no tema ?Produto brasileiro: tesouro que o turista leva para casa?. Nele estão expostas produções derivadas de gastronomia, agricultura familiar, artesanato, indústria e joalheria. Também há apresentação de manifestações artísticas, feira de roteiros turísticos e visitas de jornalistas e operadores internacionais.Criado como estratégia do Programa de Regionalização do Turismo para colocar o turismo brasileiro em evidência e contribuir para aumento de fluxo em roteiros do país, o Salão do Turismo conta com balcões de operadoras e agências de turismo, que ofertam pacotes de viagens. Há ainda venda de produtos e serviços relacionados aos destinos brasileiros, além de balcões de vendas de hotéis, locadora de automóveis, transportes e parque temáticos. A expectativa é que a edição de 2008 supere as duas edições anteriores, que registraram média de 110 mil visitantes.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador