Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

São Paulo ganha primeira Casa Ronald McDonald


13 de outubro de 2010

Com capacidade para atender a 30 crianças e adolescentes acompanhados de seus pais, foi inaugurada, no dia 12 de abril, a primeira Casa Ronald McDonald de São Paulo. Mantida pelo Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graac) e pelo Instituto Ronald McDonald, a casa tem 30 quartos (um para cada família) e está situada no Planalto Paulista. O custo para construir e equipar a casa foi de R$ 3 milhões.


A casa paulista é a 265a. a integrar o maior sistema global de casas de apoio a crianças com câncer, da Ronald McDonald House Charities (RMHC). Todas as casas se caracterizam por oferecer os mais altos padrões de conforto e segurança para as crianças, com manuais padronizados de operação e gerenciamento, e ferramentas comuns, como softwares administrativos e programas de treinamento. A rede de Casas Ronald McDonald está presente em 28 países, com 6 mil quartos disponíveis e 30 mil voluntários.


Cada Casa Ronald McDonald funciona como uma “casa longe de casa”, oferecendo gratuitamente estadia, alimentação e transporte para as crianças em tratamento fora de suas cidades e também para seus acompanhantes. O objetivo é garantir a continuidade do tratamento, já que sem essa opção as crianças o abandonariam por não ter como se manter fora de suas cidades de origem. A casa proporciona também aos hospitais uma maior capacidade de atendimento, ao fazer com que os leitos disponíveis sejam utilizados para atender as crianças que precisam ficar realmente internadas, enquanto que as que podem passar à fase ambulatorial são transferidas para a casa de apoio.


Com a inauguração, a rede de Casas Ronald McDonald no Brasil passa a contar com três unidades. A primeira começou a operar em 1994, no Rio de Janeiro, e a segunda foi inaugurada, no dia 11 de abril, em Santo André (SP).


A Casa Ronald McDonald de São Paulo complementará o trabalho já realizado pelo GRAAC no apoio às crianças e adolescentes com câncer. Lá trabalharão dois funcionários e 50 voluntários que se revezarão em turnos. A história do Graac, ajudado pelo McDia Feliz desde 1992, está fortemente ligada a uma parceria com o Instituto Ronald McDonald. Durante esse período, já foram repassados à instituição mais de R$ 18,7 milhões. Além de contribuir para a construção da casa, esses recursos vêm sendo utilizados nos diversos projetos geridos pelo GRAAC, entre eles a construção do Instituto de Oncologia Pediátrica, um hospital completo inaugurado em 1998 e altamente preparado para o tratamento do câncer infantil.


“Essa casa é um sonho concretizado. A partir de agora aumentamos as oportunidades para que outras crianças e adolescentes, sem condições de se manter em São Paulo, tenham acesso digno ao tratamento em um ambiente familiar”, diz Lea Della Casa Mingione, superintendente do voluntariado e coordenadora da Casa Ronald McDonald de São Paulo. Fonte: Envolverde (www.envolverde.com.br )., com base em matéria publicada.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador