A campanha ?Amigo do Campo?, lançada no final de fevereiro em Uberaba (MG), visa promover a conscientização ambiental dos trabalhadores rurais. A iniciativa faz parte do projeto de estruturação da horticultura realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Sindicato Rural de Uberaba, que tem como objetivo organizar as comunidades e fortalecer associações para garantir a produção e comercialização dos produtos com tecnologias adequadas e respeito ao meio ambiente. A campanha pretende fomentar a cultura de conservação do ambiente, abordando desde a preservação dos mananciais até a coleta seletiva de lixo. A participação popular será estimulada através da distribuição de cartilhas informativas e da discussão em sala de aula com crianças e em projetos de alfabetização de jovens e adultos. Também será implantada a coleta seletiva nas escolas. O lixo reciclável será recolhido pela prefeitura, e a renda, revertida na compra de material escolar.
A parceria com o Sebrae com a Secretaria de Educação do município e com quatro empresas privadas reuniu recursos da ordem de R$ 110 mil para a campanha, que atingirá 13 escolas rurais e 1,2 mil crianças de Uberaba. A campanha vai envolver cerca de três mil famílias em 13 comunidades.