Identificar, valorizar e divulgar experiências inovadoras e bem-sucedidas de educação do empreendedorismo, planejadas e executadas por professores de instituições de ensino superior brasileiras. Esse é o objetivo do Prêmio Educação Empreendedora Brasil, promovido pelo Sebrae e pela organização internacional Instituto Endeavor.
Os professores interessados em participar devem produzir um relato com sua experiência e enviá-lo até o dia 31 de julho para o e-mail premio@endeavor.org.br. Os finalistas serão conhecidos no dia 1º de setembro. A divulgação do vencedor acontecerá entre 13 e 15 de outubro, em Águas de São Pedro (SP), durante a Conferência Nacional de Educação Empreendedora (REE Brasil).
O Sebrae e a Endeavor premiarão o vencedor com um curso de cinco dias no Babson College, nos Estados Unidos, além de passagem, hospedagem, certificado e troféu. A viagem deverá ocorrer em data a ser indicada pela instituição norte-americana, em comum acordo com o Endeavor e o professor vencedor.
Professor sensibilizado
Para o gerente de Atendimento Individual do Sebrae, Enio Pinto, o prêmio tem papel estratégico como estímulo ao professor, figura essencial na disseminação da cultura empreendedora no meio acadêmico. ?Se o professor estiver sensibilizado, irá trabalhar a questão em sala de aula. Levando-se o empreendedorismo para onde está o conhecimento, contribui-se para que, no futuro, surjam empresas inovadoras?, afirma.
A coordenadora do Educação Empreendedora Brasil pelo Sebrae, Maria Del Carmen Stepanenko, assinala que é a primeira vez que se organiza um prêmio para professores que atuam com a matéria de empreendedorismo. ?O objetivo é reconhecer os profissionais que trabalham com o tema, transversal às demais disciplinas. Ninguém vai ensinar outra pessoa a ser empreendedora, mas o professor pode instigar essa característica nos seus alunos?, observa.
Os relatos enviados dentro do prazo e que estiverem de acordo com todas as exigências do regulamento serão avaliados por uma banca composta por representantes do Sebrae e da Endeavor, além de empreendedores e especialistas convidados. Os principais critérios de avaliação são: inovação e singularidades da experiência apresentada; qualidade e efetividade da experiência de educação empreendedora; abrangência e completude da atividade/curso; e potencial de disseminação da metodologia e materiais em outras instituições.
Os dez relatos que receberem melhor avaliação por parte da banca terão sua análise complementada com entrevistas por telefone. Os avaliadores poderão solicitar entrevistas com alunos e coordenadores de curso da instituição onde a atividade apresentada no relato se desenvolve.
Mais informações no site www.endeavor.org.br.
Sobre a Endeavor
A Endeavor, parceira do Sebrae no prêmio, é uma organização internacional sem fins lucrativos, hoje presente em 11 países, que fomenta e dissemina o empreendedorismo de alto impacto. Seu objetivo é identificar e viabilizar a continuidade sustentada de negócios de empreendedores, contribuindo assim para o desenvolvimento dos locais onde atua. Possui programas abertos ao público, como workshops, biblioteca de artigos e videoteca com mais de 350 vídeos gratuitos. O objetivo é disseminar a cultura empreendedora no país.
Com informações Agência Sebrae de Notícias (www.agenciasebrae.com.br)/ Regina Xeyla