Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Secretária-executiva do COEP participa da 5ª Conferência de Segurança Alimentar


6 de novembro de 2015

A secretária-executiva do COEP Nacional, conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e coordenadora-geral da Rede Mobilizadores, Gleyse Peiter, participou na manhã desta quinta-feira (5) da reunião plenária que tratou de eixos da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (5ª CNSAN). O encontro acontece Brasília (DF) até esta sexta-feira (6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Peiter conduziu a plenária nas abordagens sobre o que é comida de verdade (eixo 1) e sobre como avançar na implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (eixo 3) nos estados – todos aderidos ao Sistema –  e municípios brasileiros. O eixo 2, que trata das prioridades e desafios para a construção do 2º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, é discutido nesta tarde.

“O mais importante de tudo isso é que o processo das discussões, iniciadas ontem, foi altamente participativo, com as pessoas debatendo nos grupos, priorizando as suas propostas. E assim continuou na plenária, com as pessoas podendo defender seus posicionamentos. Isso irá resultar em um documento que reflete as demandas, as lutas históricas e as questões específicas dos 1600 delegados presentes”, disse Gleyse.

A delegação da 5ª CNSAN é formada por representantes da sociedade civil (2/3) e de governo (1/3) de municípios e estados brasileiros, eleitos em etapas preparatórias.

Segurança Alimentar no Plano de Adaptação – Na quarta-feira (4), Gleyse Peiter – que também coordena o Grupo de Trabalho Mudança Climática, Pobreza e Desigualdade no âmbito do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas – realizou uma atividade integradora para falar sobre os avanços sociais na construção do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) e estimular a participação da opinião pública no momento atual.

Isto porque o Ministério do Meio Ambiente abriu consulta pública para o PNA até o dia 22 deste mês e a participação social é fundamental. Um exemplo disso é que o capítulo do Plano que trata de populações vulneráveis e segurança alimentar e nutricional, uma conquista importante e inédita para o país, foi desencadeado por atores sociais.

“As pessoas que participaram da construção do PNA entenderam a importância de tratar da Segurança Alimentar e Nutricional. Ficou claro que este é um momento em que precisamos ampliar a mobilização em torno desse tema, fundamental para todos, mas também muito caro para as populações vulneráveis”.

Para saber mais sobre a participação social na construção do PNA, leia a entrevista.

Fonte: Rede Mobilizadores

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador