A Rede Nacional de Mobilização Social – COEP, o Grupo de Trabalho Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades, do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, e o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania, da Coppe/UFRJ, promoveram no último dia 28, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, o seminário “Brasil Pós Rio+20: o papel da Cidadania Ativa na Construção do Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza”.
O evento, aberto pelo presidente do COEP Nacional e coordenador do Laboratório Herbert de Souza, André Spitz, reuniu integrantes da Rede de 23 estados e do Distrito Federal, representantes da sociedade civil, de entidades governamentais e privadas, membros da Rede Mobilizadores do Rio de Janeiro, entre outros convidados. Teve como objetivo debater o legado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, avaliando as conquistas obtidas e os desafios que ainda se apresentam.
“Nosso objetivo é que cada participante possa levar toda essa discussão em relação aos principais temas da Rio+20 para construírem suas agendas de mobilização. Essa reunião é o primeiro passo, o ponto de partida para uma agenda que deve ser levada e ampliada em todos os estados aqui representados. Nós não podemos nos esquecer de que não somos meros espectadores, nós somos atores, devemos entender nosso papel e o que nos cabe como indivíduos, mobilizadores, funcionários de empresas, articuladores em rede”, afirmou a secretária-executiva do COEP Nacional, Gleyse Peiter.
Para a mobilizadora da Rede no Rio de Janeiro, Elaine Gomes, “ter participado do Seminário foi muito gratificante em termos de conhecimento e de saber que estamos integrados com pessoas de todo o Brasil, unidos por uma vontade de melhorar a qualidade de vida de cada cidadão, sem distinção”.
Palestrantes
Durante o seminário foram realizadas duas mesas de discussão. Participaram do painel “Rio+20: Conquistas e Desafios” o coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, um dos fundadores e atual conselheiro consultivo do COEP Nacional, Paulo Buss; a vice-presidente do International Panel of Climate Change (IPCC), presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e subsecretaria de Economia Verde do Rio de Janeiro, Suzana Kahn; o diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, Segen Estefen; e a jornalista especializada em sustentabilidade e colunista da revista O Globo Amanhã, Amélia Gonzáles.
O segundo painel, “Reciclando Práticas e Transformando Vidas”, teve a presença do chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo Sant'Ana; do presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), Victor Bicca; e da diretora financeira da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, Glória Cristina.
O Seminário teve patrocínio da Eletrobras-Furnas, Fundação Banco do Brasil, Serpro e contou com o apoio do Banco do Brasil.
Confira a Galeria de Imagens em http://www.facebook.com/coep.nacional.
Assessoria de Comunicação – COEP Nacional