O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) está disponibilizando um software que converte textos em som. Por enquanto, é destinado apenas a instituições de apoio a deficientes visuais. O Letra, uma solução de Leitura Eletrônica, faz parte de um projeto institucional do Serpro, que visa apoiar estes deficientes e conta com a parceria da Fundação CPqD, proprietária do sintetizador devoz utilizado.
O Letra lê o arquivo de texto, identifica as letras, interpreta as palavras, equaciona a entonação que deve ser dada em função dos caracteres de pausa e acentuação, para, no final do processo, passar o comando ao sintetizador de voz, que produzirá os sons. Desta forma, transforma textos em áudio, nos formatos wav ou mp3. A instituição licenciada a usar o Letra fará a conversão dos textos e o encaminhamento dos arquivos de áudio às pessoas que atender. Para beneficiar um maior número de pessoas, já estão em estudo outras formas legais que permitam ampliar a distribuição do software.
Para solicitar o Letra, o representante de instituição que apoie deficientes visuais deve enviar e-mail para res@serpro.gov.br, informando: o nome da instituição; tipo da organização (OSCIP, ONG, fundação, associação, empresa, órgão público); CNPJ; inscrição estadual; endereço completo (rua, nº, bairro, cidade, estado, CEP); nome do representante legal; CPF do representante legal; RG do representante legal (número e órgão emissor); e-mail do representante legal; telefone (código DDD + número); nº de deficientes atendidos; descrição suscinta do trabalho realizado pela organização em prol dos deficientes visuais; mês/ano do início dos trabalhos em apoio a deficientes visuais; e dizer se possui equipamento com Sistema Operacional Linux.