Observando uma aula de física para surdos, dois jovens perceberam um problema enfrentado pelas pessoas com deficiência auditiva e também pelos professores: como entender e ensinar a física. Para atenuar o problema, criaram um software que auxilia o professor durante as aulas.
O projeto, exposto na 22ª edição da Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo (RS), foi criado a partir de opiniões de professores e alunos. ?Primeiro ele mostra a teoria e depois vai exemplificando com um vídeo. Ele é capaz de ensinar conteúdos como conceito de movimento, medidas de comprimento, intervalo de tempo e movimento retilíneo uniforme?, comenta a estudante Cainã de Souza Lopes, de Novo Hamburgo (RS).
?Escolhemos especificamente a matéria de física para o projeto, pois vimos que é a disciplina em que o professor encontra mais dificuldade para explicar aos alunos que têm deficiência auditiva, mesmo gesticulando com gestos e desenhando na lousa?, diz.
Para avaliar a eficácia do software, o programa foi levado a mesma escola na qual os estudantes tinham participado da aula, e após a demonstração do projeto, aplicaram um questionário às pessoas com deficiência auditiva. ?A aprovação dos alunos foi de praticamente 100%. A idéia agora é levar a proposta às escolas públicas da cidade no ano que vem?, afirma a estudante Maiara Vermuth Vieira.
Marilu Staubt, intérprete e alfabetizadora de pessoas com deficiência auditiva que estava presente na feira, disse que o projeto é perfeito e se enquadra nas necessidades do professor. ?Hoje, existem somente materiais de auxílio em disciplinas como matemática e português. Nas disciplinas que são voltadas para física e química, por exemplo, sentimos muita dificuldade em ensinar, por falta de materiais de auxílio?, lamenta Staubt, que convidou os criadores a aplicar o projeto na escola em que trabalha.
Fonte: Aprendiz (aprendiz.uol.com.br ), com base em matéria de Gláucia Cavalcante.