Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Software auxilia ensino de física para pessoas com deficiência física


13 de outubro de 2010

Observando uma aula de física para surdos, dois jovens perceberam um problema enfrentado pelas pessoas com deficiência auditiva e também pelos professores: como entender e ensinar a física. Para atenuar o problema, criaram um software que auxilia o professor durante as aulas.


O projeto, exposto na 22ª edição da Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo (RS), foi criado a partir de opiniões de professores e alunos. ?Primeiro ele mostra a teoria e depois vai exemplificando com um vídeo. Ele é capaz de ensinar conteúdos como conceito de movimento, medidas de comprimento, intervalo de tempo e movimento retilíneo uniforme?, comenta a estudante Cainã de Souza Lopes, de Novo Hamburgo (RS).


?Escolhemos especificamente a matéria de física para o projeto, pois vimos que é a disciplina em que o professor encontra mais dificuldade para explicar aos alunos que têm deficiência auditiva, mesmo gesticulando com gestos e desenhando na lousa?, diz.


Para avaliar a eficácia do software, o programa foi levado a mesma escola na qual os estudantes tinham participado da aula, e após a demonstração do projeto, aplicaram um questionário às pessoas com deficiência auditiva. ?A aprovação dos alunos foi de praticamente 100%. A idéia agora é levar a proposta às escolas públicas da cidade no ano que vem?, afirma a estudante Maiara Vermuth Vieira.


Marilu Staubt, intérprete e alfabetizadora de pessoas com deficiência auditiva que estava presente na feira, disse que o projeto é perfeito e se enquadra nas necessidades do professor. ?Hoje, existem somente materiais de auxílio em disciplinas como matemática e português. Nas disciplinas que são voltadas para física e química, por exemplo, sentimos muita dificuldade em ensinar, por falta de materiais de auxílio?, lamenta Staubt, que convidou os criadores a aplicar o projeto na escola em que trabalha.


Fonte: Aprendiz (aprendiz.uol.com.br ), com base em matéria de Gláucia Cavalcante.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador