O município de Alagoa Nova, a 26 quilômetros de Campina Grande, no interior da Paraíba, destaca-se por ter a galinha de capoeira como um dos principais ingredientes de sua culinária. Festas, comemorações e até mesmo o almoço de domingo são sempre regados aos pratos feitos a partir da sua carne e ovos. A cidade, com seus engenhos e belezas naturais, é o segundo destino do roteiro turístico e cultural Caminhos do Frio, realizado no período de 16 de julho e 26 de agosto, para apresentar o potencial turístico de seis cidades da região do Brejo paraibano. O evento é resultado de uma parceria entre Sebrae-PB, governo do Estado e as prefeituras do Brejo paraibano.
Aproveitando a característica cultural do município, o Sebrae Paraíba desenvolve no local projetos de turismo e avicultura alternativa – produção de carne e ovos de galinhas caipiras, que são aves resultantes do cruzamento aleatório de várias raças. Devido à rusticidade que apresentam, essas galinhas podem ser criadas em sistema de semi-confinamento, ou seja, em galinheiros instalados em áreas abertas e que diminuem os gastos com alimentação.
?A avicultura alternativa produz a galinha caipira, que na sua fase de pinto é alimentada com uma ração balanceada e na fase adulta é solta no campo para pastejo e alimentação verde?, destacou Assis Ferreira, técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural na Paraíba (Emater-PB). No roteiro turístico Caminhos do Frio, o município de Alagoa Nova promoveu pelo segunda vez, no dia 26 de julho, a Festa da Galinha Capoeira, unindo festividade e capacitação em avicultura alternativa. ?A proposta foi preparar os avicultores com a parte técnica, formando-os para fortalecer a produção avícola alternativa na região e desenvolvê-la como uma das atrações do seu potencial turístico?, explicou Luciane de Souza, analista do Sebrae-PB e gestora do Projeto Avicultura Alternativa.Fonte: Agência Sebrae (http://asn.interjornal.com.br/)