O turismo pode ser usado como uma ferramenta para estimular o empreendedorismo nas regiões do Brasil. Um bom exemplo disso foi dado em Bagé, no Rio Grande do Sul, onde foi realizado, em dezembro, um passeio turístico pelo Caminho Farroupilha. Um roteiro formado por 13 municípios das regiões da Costa Doce e do Pampa Gaúcho.
O 1º Fantour ? como é chamado o passeio turístico ? sobre o Caminho Farroupilha de Bagé foi realizado no dia 14 de dezembro e reuniu 20 pessoas, entre empresários, profissionais de agências de turismo, lideranças locais e imprensa. Os mais de 40 quilômetros do roteiro foram percorridos em cerca de 13 horas e contemplam os principais pontos turísticos e de representatividade histórico-cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Distante a 374 quilômetros de Porto Alegre, Bagé foi o primeiro, dos seis municípios do Pampa Gaúcho que integram o Caminho Farroupilha, a realizar o Fantour.
O 1º Fantour sobre o Caminho Farroupilha de Bagé teve como objetivo incentivar a disseminação da cultura empreendedora dos profissionais envolvidos no setor de promoção do turismo e valorizar a cultura local, buscando o fomento de ações que tragam maior visibilidade ao município. A iniciativa é uma promoção da Prefeitura Municipal de Bagé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o Sebrae no Rio Grande do Sul.
O Fantour se caracteriza como um passeio turístico de familiarização voltado para pessoas que tenham algum objetivo comercial e de investimento na região visitada. Com a ação, Bagé confirma sua vocação para o turismo: foi o primeiro, dos seis municípios do Pampa Gaúcho que integram o Caminho Farroupilha, a realizar a ação.
Formado por um total de 13 municípios, o Caminho Farroupilha une sete cidades da Costa Doce (Guaíba, Camaquã, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Piratini e São José do Norte) a outras seis cidades da Região do Pampa Gaúcho (Bagé, Santana do Livramento, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel e Caçapava do Sul).
A Costa Doce é a região ao longo da costa da Lagoa dos Patos e do Oceano Atlântico, na Região Sul do Estado. Todas as localidades têm em comum a identidade histórico-cultural ligada ao mais importante episódio político-militar da história do Rio Grande do Sul: a Revolução Farroupilha (1835-1845).
Conforme o gestor do Projeto de Desenvolvimento Regional do Sebrae/RS, Marcelo Baranski Feres, a realização do passeio foi mais uma etapa de um trabalho de capacitação profissional desenvolvido pela Instituição e que tem como objetivo preparar empreendedores e agentes de turismo do município e região para a comercialização dos produtos e serviços do setor de forma competitiva. ?A iniciativa é fundamental, pois incentivará os demais municípios do Pampa a montarem também seus próprios roteiros?, explica.
De acordo com a consultora do Sebrae/RS Mirella Pacheco, umas das responsáveis pela Oficina de Roteirização, realizada em Bagé em outubro e que contemplou alguns dos empresários que integraram o passeio, as ações de qualificação e integração entre os empreendedores têm garantido bons resultados. Ela explica que, a partir da oficina, as principais lideranças do setor de turismo dos municípios do Caminho Farroupilha formaram um grupo gestor que irá concentrar e coordenar os projetos futuros.
Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo do Pampa Gaúcho (Adetur) e coordenador do setor de turismo de Bagé, Juliano Munhoz, a expectativa é de que, a partir do 1º Fantour sobre o Caminho Farroupilha de Bagé, os empresários e agentes de turismo possam desenvolver um trabalho cooperativo na busca de alternativas que tragam maior visibilidade ao município. ?O passeio é flexível e permite que cada um possa sugerir alterações e elementos que agreguem qualidade aos serviços e produtos oferecidos?, explica.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias ? ASN/RS (http://asn.interjornal.com.br/)