O potencial turístico nacional tem sido cada vez mais explorado. Os destinos incluem viagens a grandes metrópoles globais, praias paradisíacas, cidades históricas, paisagens naturais, entre outros. Este mercado, de acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), movimentou no país R$184 bilhões apenas em 2007.Para a Organização Mundial de Turismo (OMT), agência das Nações Unidas voltada para questões de políticas turísticas, turismo sustentável pode ser definido como “aquele ecologicamente suportável em longo prazo, economicamente viável, assim como ético e socialmente eqüitativo para as comunidades locais”.Miriam Duailibi, ambientalista e presidente do Instituto Ecoar, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) voltada para a educação ambiental, explica que os conceitos ligados ao turismo sustentável não devem ser apenas aplicados ao turismo de aventura ou ao rural. “Trata-se de um conjunto de atitudes que devemos adotar em todas as nossas viagens, seja ela para o campo, seja para grandes metrópoles”.Miriam destaca as seguintes práticas: utilizar da melhor forma os recursos ambientais locais; parceira entre governo, iniciativa privada, Terceiro Setor e comunidade; respeitar as peculiaridades da comunidade local; assegurar a viabilidade econômica de uma operação de longo prazo, proporcionando benefícios socioeconômicos igualmente distribuídos; promover a participação consciente de todos os stakeholders relevantes ao processo; manter o alto nível de satisfação do turista assegurando uma experiência significativa, elevando a conscientização sobre a sustentabilidade. Ela diz que promover práticas sustentáveis entre os turistas e turismo sustentável é um processo contínuo e requer monitoramento constante dos impactos no destino.