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TV latino-americana articula ajuda no combate à Aids


13 de outubro de 2010

Grandes executivos da televisão latino-americana visitaram, no início de agosto, alguns projetos na área de HIV/Aids no Brasil. No dia 7, eles conheceram o trabalho das ONGs Grupo Pela Vidda e DaVida, no Rio de Janeiro, com o objetivo ver de perto as experiências de prevenção ao HIV/Aids e de apoio a crianças e adolescentes que vivem com o vírus e/ou a doença. Os executivos estiveram no Brasil para participar do primeiro encontro latino-americano da Iniciativa Global de Mídia sobre Aids, que aconteceu no Projac (RJ), no dia 8 de agosto.


A cantora Daniela Mercury, embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, participou das visitas e também foi a Niterói conhecer o Grupo Pela Vidda, que atende a crianças, adolescentes e mulheres que vivem com o HIV. Segundo o Unicef, o Pela Vidda mantém grupos de orientação, garantindo que as pessoas tenham acesso a medicamentos e conheçam seus direitos trabalhistas e assistenciais.


A ONG também possui um grupo de voluntários que visita, regularmente, as pessoas que vivem com o HIV, para apoiá-las no uso dos medicamentos, nas consultas médicas e nos cuidados com a nutrição. O Pela Vidda oferece ainda apoio a duas casas-abrigos, onde moram 170 crianças que vivem com o HIV.


Um segundo grupo de executivos foi conhecer o trabalho da ONG DaVida, que ganhou projeção, nos últimos meses, com a criação da grife Daspu. Além do trabalho de moda, a ONG DaVida é uma referência na prevenção do HIV entre prostitutas. Criada pelas próprias mulheres da Vila Mimosa, no Rio de Janeiro, a DaVida oferece informação sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), HIV/Aids e alternativa de renda para as profissionais do sexo, em sua maioria mulheres jovens e vindas de bairros de baixa renda da cidade.


Encontro latino-americano


No dia 8, reunidos nos estúdios da Rede Globo (Projac), os executivos das tevês latino-americanas debateram como podem ajudar a enfrentar a epidemia do HIV/Aids, utilizando sua grade de programação. Programas, telejornais, intervalos de propaganda podem ser espaços para veiculação de mensagens sobre prevenção, contra a discriminação e de informação sobre a epidemia do HIV/aids. O encontro foi promovido pela Iniciativa Global de Mídia sobre Aids (GMAI), TV Globo e UNnicef, com apoio da Fundação Avina e MTV Internacional.


No Brasil, estima-se que 660 mil pessoas vivam com o HIV/Aids. Na América Latina, 1,8 milhão de pessoas vivem com o HIV, entre elas, 48 mil crianças, segundo estimativa do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). Além das crianças que vivem com o HIV, outras dezenas de milhares são afetadas pela doença por terem pais, mães ou parentes próximos vivendo com o HIV.


Com base em notícia da Adital.

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