O Instituto Ayrton Senna e a Unesco lançaram em Paris, no dia 13 de julho, o livro Education for Human Development. A edição em inglês da obra Educação para o Desenvolvimento Humano representa a oportunidade de compartilhar em âmbito internacional as tecnologias desenvolvidas há 11 anos pelo Instituto Ayrton Senna.
Viviane Senna, presidente do Instituto, estava presente ao lançamento, que aconteceu durante a exposição O Brasil e a Unesco, em Paris. O evento faz parte do Ano do Brasil na França. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o senador Aloísio Mercadante e o fotógrafo Sebastião Salgado também participaram do evento.
Education for Human Development, voltado aos profissionais do terceiro setor e da educação, é editado pela parceria Instituto Ayrton Senna – Unesco. O livro descreve a filosofia e prática do trabalho realizado pelo Instituto Ayrton Senna com crianças e jovens de baixa renda em todo o Brasil. A base dessa atuação são os Quatro Pilares da Educação para o Século 21, do relatório da Unesco, organizado por Jacques Delors (aprender a ser, a conviver, a conhecer e a fazer), transformados em práticas cotidianas nos programas sociais que o Instituto cria e implementa pelo país.
Para Jorge Werthein, representante da Unesco no Brasil, o livro ajuda a mostrar a outros agentes sociais que é possível formular e conduzir políticas públicas apoiadas em diretrizes e fundamentos que apontam em direção a cenários sociais que dêem primazia ao desenvolvimento humano.
Segundo Viviane Senna, a obra permitirá que países em realidades semelhantes à brasileira possam dar mais um passo para enfrentar o desafio de propiciar condições dignas às novas gerações para que se desenvolvam num meio de maior equidade social.
A versão em português da obra integra a Biblioteca Instituto Ayrton Senna, idealizada em parceria com a Editora Saraiva, que dissemina as tecnologias sociais do Instituto. No Brasil, os livros da Biblioteca podem ser adquiridos em qualquer livraria da rede Saraiva.
O Instituto Ayrton Senna atua desde 1994 com programas sociais que já atingiram, desde sua criação até 2005, 5.218.296 crianças e jovens, em 24 estados brasileiros, envolvendo 278.894 educadores de 8.244 organizações parceiras (organizações não-governamentais, escolas e universidades). É a única organização não-governamental no mundo a conquistar o título de cátedra em Educação e Desenvolvimento Humano, da Rede de Cátedras da Unesco.