O Unicef lançou, em Almenara (MG), o Selo Unicef Município Aprovado, um reconhecimento internacional a ser concedido pelo Unicef aos municípios que implementarem, até o final de 2006, medidas que ajudem a melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes que vivem na região do semi-árido. Durante o evento, representantes de 62 municípios mineiros receberam informações detalhadas sobre o funcionamento do Selo e dicas para obtê-lo.
O Selo Unicef Município Aprovado já vem sendo implementado no Ceará desde 1999. A iniciativa ajudou a reduzir a taxa de mortalidade infantil de 40 para 26 por 1.000 em quatro anos e a aumentar de 79% para 96% o número de escolas com água potável, entre outros resultados importantes.
Em 2005, o Selo passou a fazer parte do “Pacto Nacional um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido”, uma iniciativa que reúne municípios, governos dos onze Estados da região, Governo Federal, organizações da sociedade civil e Petrobras. Os 1.174 municípios que participam da edição de 2005 do Selo devem cumprir, até o segundo semestre de 2006, metas nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social.
O semi-árido brasileiro é formado por 1.490 municípios dos nove estados do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Na região, vivem 10,9 milhões de crianças e adolescentes. Mais de 8 milhões deles são pobres ? vivem em famílias com uma renda mensal menor que R$ 150,00 por pessoa. Todos os anos, a cada mil crianças que nascem no semi-árido, 65 morrem antes de completar o primeiro ano de vida.