A partir de 2009, a Universidade de São Paulo vai oferecer curso de bacharelado em Engenharia de Biossistemas, primeiro do gênero na América Latina. O objetivo da graduação na área é formar profissionais para projetar sistemas que favoreçam a produção sustentável, utilizando tecnologias inovadoras na cadeia do agronegócio. A formação abordará temas aplicados à produção animal e vegetal e relacionados às tecnologias de automação, da informação e de apoio à produção.
USP vai oferecer curso inédito na América LatinaA Universidade de São Paulo vai oferecer, a partir de 2009, bacharelado em Engenharia de Biossistemas, primeiro do gênero na América Latina. O curso oferecerá 60 vagas em período integral e tem como objetivo formar profissionais para projetar sistemas que favoreçam a produção sustentável, mediante uso de tecnologias inovadoras na cadeia do agronegócio.
Os dez semestres do curso terão como base matemática, física, biologia, química e fundamentos de engenharias. A formação do engenheiro de biossistemas abordará temas aplicados à produção animal e vegetal e relacionados às tecnologias de automação, da informação e de apoio à produção. A graduação será ministrada na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), no campus de Pirassununga (SP).
A criação do curso foi aprovada em sessão do Conselho Universitário, órgão máximo da USP, que aprovou também a criação da habilitação Ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular no curso de bacharelado em Química.