Dois projetos sociais do município de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, serão financiados pelo Christian Children?s Fund da Suécia: o ?Cozinha Sertaneja? e o ?Horta Comunitária?, ambos pertencentes à Associação Beneficente de Itaporé (Abita), entidade conveniada ao Fundo Cristão para Crianças. O objetivo das iniciativas é garantir melhores condições de vida e o desenvolvimento comunitário no município. A representante do Christian Children?s Fund Stina Johannesson esteve no Brasil, no início de janeiro, para conhecer a entidade e os projetos. O interesse em apoiar os projetos no Brasil deveu-se ao número de padrinhos suecos nas entidades apoiadas pelo Fundo Cristão para Crianças. Ao todo, são 34 padrinhos contribuindo com a entidade de Coronel Murta.
Com atividades de padaria, restaurante e confeitaria, o ?Cozinha Sertaneja? promove a elevação da auto-estima de um grupo formado por 30 mulheres, com iniciativas de geração de trabalho e renda. Já o projeto ?Horta Comunitária? irá assegurar a continuidade do sistema de produção das hortas comunitárias, visando ao aumento da produção municipal de alimentos e garantindo a segurança alimentar e nutricional dos beneficiados. Atualmente, são 50 famílias que já trabalham nesse sistema, atuando em quatro comunidades (São José, Comércio, Ouro Fino e Barra dos Salinas).
Sobre o Fundo Cristão para CriançasO Fundo Cristão para Crianças é uma agência internacional de desenvolvimento infantil que atua há 40 anos no Brasil. Sem qualquer vínculo religioso e sem distinção de fatores como crença, raça, gênero, política ou nacionalidade, a organização visa fortalecer o bem-estar e o exercício dos direitos da criança e do adolescente. São desenvolvidos programas nas áreas de educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, conscientização socioambiental e desenvolvimento comunitário.
Ao todo, são 947 comunidades beneficiadas em 60 municípios, por meio de 104 entidades locais conveniadas. Pessoas físicas podem apoiar o Fundo Cristão para Crianças em todo o Brasil pelo sistema de apadrinhamento de crianças. Cada padrinho contribui com o mínimo de R$ 37 por mês ? um pouco mais do que R$ 1,20 por dia -, valor que é encaminhado para os programas sociais geridos pelas entidades conveniadas. O apadrinhamento pode ser feito por meio de ligação, pelo número 0800 31 23 50, ou pelo site http://www.apadrinhamento.org.br
Fonte: Envolverde (www.envolverde.com.br ), com base em matéria publicada.