Você sabia que aquela água que usamos nas descargas dos banheiros é água potável? É a mesma que sai das torneiras e recebe o mesmo tratamento para que as pessoas bebam ou tomem banho. Pensando em mudar a maneira como usamos a água para nos livrar de dejetos, o Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estuda soluções domésticas para a economia de água potável nas descargas de banheiros. A pesquisa tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Petrobras Ambiental.
A ideia é muito simples e pode ser utilizada por qualquer um. O sistema recolhe a água dos dois últimos ciclos da máquina de lavar, ou da pia, e joga através de uma bomba para outra caixa d?água que fica em cima da casa. Essa água de reuso, chamada de água cinza, é então usada para dar a descarga ou regar o jardim. O CRRA em parceria com a Forest Comunicação acaba de produzir um vídeo explicando o funcionamento do sistema.
Eliana Rondon, coordenadora do projeto, diz que alguns cuidados são necessários como cuidar da instalação das boias e fazer a manutenção periódica da caixa d?água usando cloro ou água sanitária. ?São cuidados básicos. Esse sistema requer uma certa disposição para mudar de hábitos e passar a cuidar da própria água?, diz Rondon.
Para assistir ao vídeo, clique aqui.
Com informações da Forest Comunicação