A Comunidade de Campinhos, município alagoano de Pariconha, recebeu nos dias 24 e 25 de julho o 1º Encontro de Multiplicadores da Rede de Comunidades do Semiárido, uma iniciativa do Coep Nacional por meio da Rede de Comunidades do Semiárido, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e o Banco do Brasil. Na ocasião, foi solenizada a parceria entre essas entidades para a execução do projeto “Autonomia Comunitária e Desenvolvimento: Fortalecendo Capacidades para a Elaboração de Projetos e Acesso a Políticas”.
De Alagoas, município de Água Branca, participaram representantes das comunidades de Covões de Baixo, Maxi, Mercador, Moreira de Baixo, Papaterra, Quixabeira, Serra das Viúvas, Salgadinho, Serra do Meio, Tabuleiro e Tingui. Do município Pariconha, participaram representantes das comunidades Capim, Campinhos, Caraibeira dos Teodósios e Luciano; e comunitários de Cacimba Cercada representaram o município de Mata Grande.
De Sergipe, o município de Canindé de São Francisco foi representado por jovens das comunidades Cuiabá e Serra Azul; e o município Nossa Senhora da Glória contou com a participação de comunitários de Cachoeirinha – Agrovila I, Cachoeirinha II, José Ribamar e Nossa Senhora Aparecida – Retiro II.
Com ampla participação de jovens multiplicadores do Semiárido, o encontro buscou a consolidação de laços entre lideranças de diferentes regiões, a discussão e acompanhamento do processo de construção de projetos nas comunidades, o estabelecimento de um processo de multiplicação dos conhecimentos envolvidos e de animação nas comunidades da rede.
A programação também incluiu visita à Comunidade de Covões de Baixo para um bate papo sobre as atividades realizadas no local, como a construção em curso da sede da associação e a valorização da comunidade por meio de ações de mobilização em rede.
O Evento contou com a presença dos representantes da Gerência de Monitoramento e Avaliação da Fundação Banco do Brasil, Clayton Maciel e Douglas Pena; e do gerente de relacionamento da agência Pariconha do Banco do Brasil, Murilo Martins.
Com informações de Rede de Comunidades do Semiárido