A Revista Viração promoveu, no dia 08 de dezembro, a formatura da equipe de comunicação do Projeto Revista Viração Jornal Mural na Escola. O evento reuniu alunos, professores e assistentes técnico-pedagógicos no Centro Cultural da Juventude. O projeto desenvolveu um curso, no qual os participantes tiveram oficinas de comunicação, criatividade, noções de design, entre outras. De volta às escolas e com o apoio da Revista Viração, os participantes montaram equipes de Comunicação e colocaram os conhecimentos adquiridos em prática.
O Projeto iniciou-se em 2007, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Incentivo à Leitura. O curso contemplou 100 escolas públicas de São Paulo, com a participação direta de 300 alunos e professores.
O diretor do Projeto/Revista Viração, Paulo Lima, salientou a importância de a comunicação fluir em todos os espaços, e anunciou que, em 2008, o Projeto Revista Viração e Jornal Mural na Escola será financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad), com a participação de 50 escolas.
Carol Lemos, coordenadora do Projeto Revista Viração e Jornal Mural na Escola, elogiou o esforço das equipes de Comunicação, que não desistiram mesmo com os obstáculos. “Alguns jornais murais sofreram vandalismo, foram arrancados, mas o pessoal não desanimou.”
“O Projeto Jornal Mural cumpre o objetivo de melhorar a comunicação dentro das escolas, de não ter duas escolas diferentes. Às vezes, a escola é uma no período da manhã, e outra diferente no período da noite. O jornal mural criou esse vínculo, essa ponte, de a escola ser uma só. Agora está todo mundo sabendo o que está acontecendo, se comunicando, interagindo”, ressalta Márcia Mecca, assistente técnico-pedagógica (ATP) da Diretoria Norte 1. “Com isso, o aluno também se sente nesse projeto, porque ele tem a oportunidade de falar, de escrever, e de expressar suas idéias”, completa.
Para Juliana Franco, de 15 anos, aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Lourival Gomes Machado, o Projeto Revista Viração até inspirou sua futura carreira. “Antes eu só pensava em fazer Medicina, agora já vejo o Jornalismo como uma opção interessante”, conta. A adolescente, que antes não gostava de ler, também mudou seus hábitos. “Leio muito agora e adoro fazer redações”.
A possibilidade de se expressar também estimulou Eric Silva, da Escola Estadual Victor dos Santos Cunha, de 16 anos. “Sempre escrevi, desde ´pivete´, poemas, músicas, mas guardava para mim, não tinha onde expor isso, e agora encontrei uma forma”. Além de participar do jornal mural de sua escola, Eric também se tornou um virajovem (participa de reuniões na Viração e escreve reportagens para a revista e o portal).
Membro do Conselho Pedagógico da Revista Viração, Roberto Arruda, da Diretoria Norte 2, afirma que as escolas envolvidas aumentaram o diálogo e a troca de experiências. Ele também acha muito positivo o fato de todo mês a Revista Viração destinar um espaço para divulgar os jornais murais das escolas. “É interessante porque eles estão vendo ali a matéria-prima deles.”
Além da entrega de diplomas, a formatura contou também com apresentações culturais do coral Amídalas Cantantes e do grupo de dança afro Okun, que finalizou o evento.
Fonte: Revista Viração (www.revistaviracao.org.br), com base em matéria de Vivian Ragazzi.