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Participação, Direitos e Cidadania

Visão Mundial inicia campanha contra turismo sexual


13 de outubro de 2010

A Visão Mundial, ONG humanitária cristã, promove, a partir deste mês, uma campanha de combate ao turismo sexual em diversas cidades do país, principalmente naquelas que têm maior fluxo de turistas e/ou cuja economia provém do turismo. O objetivo é informar os turistas estrangeiros para a prevenção de tal prática, principalmente no período de alta temporada, como o grande pico de visitas do exterior: o Carnaval.



De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) o turismo sexual no Brasil, Tailândia e Filipinas é responsável por 10%, ou cem mil casos, do total de crianças e adolescentes exploradas sexualmente. O Nordeste brasileiro foi identificado como um dos principais destinos do turismo sexual do mundo.



Há dois anos, a sede da Visão Mundial, nos Estados Unidos, deu início à campanha Child Sex Tourism Prevention Project. Desde então, vem sendo realizada também no Camboja, Tailândia e Costa Rica. “Essa ação tem possibilitado um melhor entendimento do problema por parte dos cidadãos como forma de conseguir uma participação ativa da sociedade, reformulação do formulário da polícia local para entrevistar as vítimas e um bom relacionamento com as agências do governo entre outros objetivos já alcançados”, explica Ronaldo Martins, diretor de relacionamento institucional da ONG Visão Mundial.



A ONG trouxe a campanha para o Brasil focando nas cidades mais visitadas e, por conseqüência, onde há maior incidência de turismo sexual. A iniciativa visa a colocação de outdoors, cartazes e painéis nas principais avenidas e aeroportos, nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Belém e Manaus.



A ação mais direta e próxima ao turista será a colocação de flyers nos passaportes dos estrangeiros, nos principais aeroportos do país. A campanha terá duração de no mínimo seis meses, por meio da exposição contínua dos painéis publicitários, além da realização de um seminário sobre o tema, sem data definida ainda. O material publicitário é bilíngüe, já que também será entregue à população dessas regiões para motivar denúncias sobre práticas de exploração sexual.



A OMT em seu estudo afirma que o turista que visa a prática do turismo sexual em suas viagens ao país são europeus de classe média, com idade entre 20 e 40 anos, predominantemente italianos seguidos por portugueses, holandeses e norte-americanos.



Os parceiros da ONG nessa iniciativa são Ministério do Turismo, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente e U.S Immigration and Customs Enforcement.


Para apresentar à imprensa detalhes sobre a campanha, o diretor de relacionamento institucional da Visão Mundial, Ronaldo Martins, participa em São Paulo de press tour nos dias 10 e 11 de janeiro.


Erradicação da Miséria

Visão Mundial inicia campanha contra turismo sexual


13 de outubro de 2010

A Visão Mundial, ONG humanitária cristã, promove, a partir deste mês, uma campanha de combate ao turismo sexual em diversas cidades do país, principalmente naquelas que têm maior fluxo de turistas e/ou cuja economia provém do turismo. O objetivo é informar os turistas estrangeiros para a prevenção de tal prática, principalmente no período de alta temporada, como o grande pico de visitas do exterior: o Carnaval.



De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) o turismo sexual no Brasil, Tailândia e Filipinas é responsável por 10%, ou cem mil casos, do total de crianças e adolescentes exploradas sexualmente. O Nordeste brasileiro foi identificado como um dos principais destinos do turismo sexual do mundo.



Há dois anos, a sede da Visão Mundial, nos Estados Unidos, deu início à campanha Child Sex Tourism Prevention Project. Desde então, vem sendo realizada também no Camboja, Tailândia e Costa Rica. “Essa ação tem possibilitado um melhor entendimento do problema por parte dos cidadãos como forma de conseguir uma participação ativa da sociedade, reformulação do formulário da polícia local para entrevistar as vítimas e um bom relacionamento com as agências do governo entre outros objetivos já alcançados”, explica Ronaldo Martins, diretor de relacionamento institucional da ONG Visão Mundial.



A ONG trouxe a campanha para o Brasil focando nas cidades mais visitadas e, por conseqüência, onde há maior incidência de turismo sexual. A iniciativa visa a colocação de outdoors, cartazes e painéis nas principais avenidas e aeroportos, nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Belém e Manaus.



A ação mais direta e próxima ao turista será a colocação de flyers nos passaportes dos estrangeiros, nos principais aeroportos do país. A campanha terá duração de no mínimo seis meses, por meio da exposição contínua dos painéis publicitários, além da realização de um seminário sobre o tema, sem data definida ainda. O material publicitário é bilíngüe, já que também será entregue à população dessas regiões para motivar denúncias sobre práticas de exploração sexual.



A OMT em seu estudo afirma que o turista que visa a prática do turismo sexual em suas viagens ao país são europeus de classe média, com idade entre 20 e 40 anos, predominantemente italianos seguidos por portugueses, holandeses e norte-americanos.



Os parceiros da ONG nessa iniciativa são Ministério do Turismo, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente e U.S Immigration and Customs Enforcement.


Para apresentar à imprensa detalhes sobre a campanha, o diretor de relacionamento institucional da Visão Mundial, Ronaldo Martins, participa em São Paulo de press tour nos dias 10 e 11 de janeiro.


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