Em comemoração ao Dia da Amazônia, 5 de setembro, o WWF-Brasil, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza a exposição “Parques Nacionais da Amazônia: legado dos brasileiros”. O evento, que acontece no Espaço Israel Pinheiro, em Brasília, entre os dias 6 de setembro e 5 de outubro, vai ilustrar, por meio de textos e imagens, a beleza, o valor da biodiversidade das unidades de conservação (UCs) amazônicas e também algumas de suas principais ameaças e desafios à conservação de espécies e da natureza.
Para a exposição foram escolhidas fotografias de três Parques Nacionais emblemáticos do bioma: Serra do Pardo (PA); Montanhas do Tumucumaque (AP); e Juruena (AM/MT). “Essas UCs são apenas uma amostra da importância dessas áreas para a população brasileira e para a conservação da biodiversidade, alertando para as diversas ameaças que os Parques têm sofrido por toda a Amazônia, como a construção de hidrelétricas e a aprovação de projetos de lei que têm reduzido ou descriado diversas UCs na região”, explica Marco Lentini, coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil.
Dentre os biomas brasileiros, a Amazônia é o que possui a maior extensão de áreas protegidas. No total, são 314 unidades de conservação (UCs), entre federais, estaduais e algumas municipais, que representam mais de 1 milhão de km² ou 26% do território da Amazônia brasileira.
Para a chefe do Parque Nacional Serra do Pardo, Leidiane Diniz Brusnello, a exposição é uma forma de mostrar ao público o imenso potencial dos parques amazônicos para que se desperte o interesse de visitantes, pesquisadores, empreendedores do trade turístico e apoiadores em geral. “As unidades da Amazônia em geral são pouco divulgadas, o que se deve em parte ao seu isolamento e ao número reduzido de visitantes que recebem. Entretanto, várias destas unidades, em especial os Parque Nacionais, apresentam características únicas de grande interesse para o turismo, a educação ambiental e a pesquisa”, explica.
Na exposição, um totem interativo, com textos, fotos e vídeos de diversas UCs de todo o Brasil, também estará à disposição dos visitantes, além de jogos educativos sobre alguns dos Parques. “Queremos mostrar que as unidades de conservação do Brasil são um importante legado para as futuras gerações e que estão ameaçadas por modelos de desenvolvimento que ainda não consideram aspectos de sustentabilidade. A exposição é uma forma de aproximar o público da biodiversidade brasileira e assim disseminar informações relevantes à conservação de áreas protegidas na Amazônia”, afirma Lentini.
Serviço
Exposição fotográfica: “Parques Nacionais: legado dos brasileiros”
Data: de 6 de setembro a 5 de outubro
Horário: de segunda à sexta – das 9h às 12h e das 14h às 18h,
Sábados e domingos – das 10h às 18h.
Entrada: gratuita
Local: Espaço Israel Pinheiro, próximo a Praça dos Três Poderes (Eixo Monumental)
Fonte: WWF