O objetivo da atividade é explicar como os recursos e as ferramentas disponibilizados na internet facilitam o acesso a informações para criação e/ou aprimoramento da gestão de associações e cooperativas. Vamos mostrar que a rede viabiliza a interação entre pessoas que atuam na área, o acesso a crédito, a comercialização de produtos e/ou serviços, e o fortalecimento comunitário.
Prezados (as)
Acredito no poder de mobilizar para melhorar a qualidade de vida.. contudo a participação deve ser qualificada, dessa forma, concordo com o colega acima que expos a importância do empoderamento.
Temos como exemplo o Fórum Técnico de Educação Ambiental em MG que contou com dois pré-foruns.
Cordialmente
Fred
Caros mobilizadores, agradecemos imensamente a participação de vocês! Sem dúvida nenhuma, para fortalecimento de qualquer sociedade é necessário lutar em torno de causas comuns. Obrigada e até o próximo fórum!
Equipe Mobilizadores.
Com a conjuntura atual de governo! Como podemos avaliar o processo de mobilização Social! Já que temos diversas pessoas do governo que são nossos companheiros!
E muitas das nossas organizações populares são finaciadas com recuros publicos?
O negócio é complicado!! Eu acho!!
A mobilização social, é um dos instrumentos mais fortes que a sociedade possui, pois é nela que se reuni os maiores dotes da umanidade que é a organização e a união, e mostra a força da população em conceguir um objetivo em comum. Somente com ela iremos conseguir formar uma sociedade mais justa e sem tantas desigualdades. E também é com ela que, estamos conseguindo melhorar nossa comunidade, a ter mais acesso às políticas públicas, e assim estamos fortalecendo nossa comunidade. A mobilização social é quando uma comunidade ou sociedade descide e age, quotidianamente, por um objetivo desegado por todos.
Caros amigos, A temática proposta pela equipe COEPE nos remete a uma reflexão sobre o que venha a ser Mobilização. 1. ato volutariado de mobilizar 2. Agrupamento, forma de reunir. Morfologia: Mobilizar + Ação Como mobilizamos as pessoas? Que tipo de ação teremos que efetuar para que as pessoas se mobilizem? No que tange a Mobilização Social considera-se que necessite do envolvimento dos cidadãos, da sociedade em geral em prol de um objetivo comum, seja ele relacionado à saúde, a educação, sustentabilidade, vida, habitação, etc. Está caracterizada pela participação conjunta da comunidade, da empresas, do governo, das organizações sociais, enfim, de todos que buscam erradicar um problema social. Exemplos: a fome, a pobreza, a violência urbana ou doméstica, o descaso com o meio ambiente, o desperdício de energia, violência doméstica, etc. Cabe ressaltar que este processo de mobilização é o adubo necessário para que venham a florescer novas Políticas Públicas, traduzidas em benefícios e direitos para a comunidade. È necessário que para resultados satisfatórios de Políticas de interesse dos cidadãos, haja mobilização no sentido de discutir com a comunidade as necessidades e desejos.Comungo com a idéia da colega acima.
——————————————————————————–
Mobilizar é a cima de tudo ser cidadão, lutar por uma sociedade melhor é conhecer a realidade de cada estado e região, o que se deve fazer para uma conscientização mais clara e eficaz, entre outros, faz com que haja uma linha entre tempo e espaço para uma ação mais concreta, pois há uma necessidade urgente para que as crianças e jovens, hoje eles são as principais ferramentas para o futuro melhor que se desenvonlve atualmente para uma melhoria na construção de seus direitos .
Discutir a mobilização social como instrumento de acesso a políticas públicas e fortalecimento comunitário.
Uma sociedade mobilizada certamente será uma sociedade na qual há um fortalecimento comunitário pois as pessoas terão o sentimento de pertencimento, elas cuidarão do que é delas como cuidam de suas famílias e dos seus bens. Uma sociedade mobilizada também tem maiores oportunidades de acesso a políticas públicas pois o Estado, responsável por implementar tais políticas, tem diversas forças sociais que o integram e nem sempre as ações implementadas beneficiam a maioria da população brasileira, justamente pela mobilização que certos grupos (empresários, produtores rurais, etc) apresentam em torno de seus interesses.
A grande questão, a curto prazo, é: como mobilizar a sociedade? Como fazer o indivíduo acreditar no poder que ele tem? Como fazer este indivíduo acreditar no poder da sociedade na qual ele vive?
O que vemos no Brasil, principalmente em camadas mais pobres, é a vontade do indivíduo de mudar não a realidade na qual vive mas da realidade na qual vive, assim que tenha condições financeiras, pois o poder aquisitivo ainda é o fator de relevância para tomadas de decisões políticas em um país no qual há corrupção, favorecimento e falta de ética na sociedade em geral.
Uma das formas de se obter uma sociedade mobilizada, a longo prazo, seria termos educação de qualidade baseada em direitos humanos e voltada para o desenvolvimento do ser humano como um todo, como é feito pela Pedagogia Waldorf, pelo Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, entre outros.
A curto prazo, enquanto não se encontra o caminho que leva os pensamentos do coração a mente do ser humano, ainda teremos que nos valer de ações como as políticas públicas de um Estado comandado por seres humanos criados em uma sociedade competitiva e excludente.
DIREITOS E DEVERES! A democracia participativa se respalda na Constituição de 1988 qd se consagrou o direito da soc. civil em atuar no controle e na gestão de politicas públicas, atraves de Conselhos (importante que sejam DELIBERATIVOS), promovendo a transformação de cidadãos e cidadãs de meros expectadores, em protagonistas na construção de uma nova lógica ao lidar com os aspectos sociais e ambientais.
Mobilizar uma sociedade sem primeiramente conhecer a realidade de cada estado, o que se deve fazer para uma conscientização mais clara e eficaz, entre outros, faz com que haja uma linha entre tempo e espaço para uma ação mais instânatea, pois há uma necessidade urgente para que os jovens de hoje reflitam que eles são os principais pós-mobilizadores que farão o trabalho que se desenvonlve atualmente para uma melhoria na construção de seus direitos para novos cidadãos (seus futuros filhos).
é muito importânte ter em mente que no senário em que atuamos hoje precisamos criar novas formas e maneiras de buscar nosso espaço, mergulhar no mais profundo do nosso ser, fazer e refazer nossa história sermos cidadãos. Em meio a uma sociedade injusta e desigualitária muito vale quem muito tem. Não podemos mais crusar os braços e fingir estar tudo bem é presisamos dar as mãos, mobilizar, mudar nossos pensamentos e atitudes ter uma visão mais ampla da realidade que nos cerca e promover a tansformação. é preciso que tenhámos consciência das mais diveras situações de exploração e meseria deste país. Acredito que é por ai mesmo que devemos ir. Só através das mobilizações, movimentos, palestras e capacitações que vamos construir um muno diferênte desse que hoje temos.
Mobilizar, movimentar, conhecer, investigar e agir, todos esse ítens são ferramentas de mobilização social. A população brasileira está mais ativa agora, estamos vivendo a era de busca incansável de conhecimentos nas áreas tecnológica, industrial, comercio exterior e interno. Para se chegar ao denominador comunm é preciso conhecer todos os fatores e variáveis, o meio social é o principal alvo de todos esses fatores. Nós temos hoje um fator negativo; a classe política em uma grande porcentagem age simplesmente voiltada para interesse próprio, mas, a população brasileira tem uma ferramenta forte em suas mãos chamada voto. Mobilização social voltada para conscientezaçao de como usar de maneira mais racional, teremos sim, uma sociedade amparada pelo serviço público com mais respeito e mais seriedade.
recursos financeiros e capital social não são acessados ou são mal empregados por falta de mobilização entre as pessoas, tanto na esfera local como na global. Esse instrumento é a mola mestra para que as coisas aconteçam como resultado de uma demanda legítima da comunidade ou sociedade.
A mobilizção social se faz necessária em todas as áreas da sociedade moderna. Diferentemente do passado hoje as pessoas já conseguem se mobilizarem em prol de causas que elas consideram vitais para melhoria de sua vidas. Mesmo assim esse movimento de mobilização ainda muito aquem de seus reais potenciais. Esperemos que com o avanço das mídias e a educação isso se torne cada vez mais frequente. Boa Noite a todos
a importancia de participação de membros de bairros na politica local, fortalece nas necessidades dos problemas de bairros, podendo trazer melhorias as comunidades.
A sociedade necessita de cidadãos comprometidos e dispostos a agirem em favor da justiça social. Precisamos nos mobilizar para que a sociedade possa avançar e vencer os obstáculos que interferem na qualidade de vida de cada um e de todos. Só através do envolvimento da sociedade como um todo é que poderemos construir um mundo mais fraterno e sustentável, em vários aspectos.
A nossa constituição cidadã estimula a mobilização social através dos Conselhos de Direito, com gestão paritária (sociedade civil e governo)onde reflete a participação nos territórios.Mobilização e controle social são demandas de mão única, que oxigenam o processo democrático…
As políticas públicas são instrumentos importante na cidadania, em levar os direitos aos cidadãos, mas que ainda falta muita coisa para que realmente se chegue as comunidades mais carente. E a mobilização social pela busca desses direitos é uma principal via de acesso dessas políticas públicas.
Gostaria de realizar um evento local, ou seja, na UHE Porto Colômbia, com convites às autoridades locais e formadores de opinião, como líderes comunitários para discutir aqui a mobilização social como instrumento de acesso a políticas públicas e fortalecimento comunitário. Que tal?
Acho que as empresas deviam dar um verdadeiro apoio aos projetos que seus funcionários desenvolvem e não apenas aos projetos de fora.
Boa noite companheiras e companheiros.
Primeiramente quero reafirmar a minha satisfação em participar do fórum, que traz discussões ricas para o nosso cotidiano. Esse tema que agora está sendo debatido é fundamental para o trabalho que realizamos, a mobilização é um grande instrumento que se usa para aglomerar pessoas, tanto para adquirir mais conhecimento, como também para reivindicar direitos, fazer valer idéias, construir filosofia de vida. A mobilização comunitária é essencial para a busca da cidadania, estimulando e incentivando as pessoas a serem protagonistas da sua própria história, na defeza de seus ideais.
Att: Moane
Boa noite companheiros. Eu sinto, faço e vejo mobilização comunitária como a base da comunicação entre os vários segmentos societários, vital na busca do entendimento, implemento e canalização de resultados. Entender estes gestos é elementar para obtenção do ?produto final? desta interação entre classes e interesses, importante aliado nos diferentes grupos sociais para a defesa dos interesses públicos nas esferas dos governos estadual/federal.
Hoje, mobilização comunitária é essencial na evolução da consciência cidadã, pelo forte papel que exerce na formação da opinião pública, imperativo para compreensão da realidade local/regional. Assim, concluímos que ao noticiar temas de interesse da região, veículos de comunicação mobilizados, contribuem para conscientização dos problemas regionais e construção da cidadania.
as respostas dos colegas estão muito boas. também entendo mobilização social como um compromisso de nós como entes sociais, políticos comprometidos com as causas populares, de alavancar a sociedade para um compromisso estreito de mudança de propostas vinda de um estado muitas vezes ausente do seu papel, para a formação de politicas publicas formadas a partir das bases populares com o objetivo de tornar um direito do cidadão aquilo que esta na constituição e esquecido nas gavetas de uns!!!!
Mobilizar, significa mover, isso é fundamental em nossa sociedade, precisamos que as pessoas se movam, busquem, procurem, pois so assim atraves desta maneira podemos incentivar que o proxino faça o mesmo e assim trabalhamos em cadeia formando uma REDE onde todos estao mobilizados em busca de uma soluçao. E assim com aglomeraçoes temos mais peso, temos mais significado perante a sociedade e principalmente aos politicos, entao vamos sempre a luta juntos e mobilizados, pois só atraves da mobilizaçao é que garantimos nossos direitos.
o entredimentos dos movimentos vem trazer muitas anbudancia do saber para varias camadas sociais muito inportante mesmo .
Amigos e Amigas,
A temática proposta pela equipe COEPE nos remete a uma reflexão sobre o que venha a ser Mobilização.
1. resultado do ato de mobilizar ou o próprio ato
2. convocação, chamada, recrutamento
(fonte:Dicionário online de Português)
Morfologia: Mobilizar + Ação
Como mobilizamos as pessoas?
Que tipo de ação teremos que efetuar para que as pessoas se mobilizem?
No que tange a Mobilização Social considera-se que necessite do envolvimento dos cidadãos, da sociedade em geral em prol de um objetivo comum, seja ele relacionado à saúde, a educação, sustentabilidade, vida, habitação, etc. Está caracterizada pela participação conjunta da comunidade, da empresas, do governo, das organizações sociais, enfim, de todos que buscam erradicar um problema social.
Exemplos: a fome, a pobreza, a violência urbana ou doméstica, o descaso com o meio ambiente, o desperdício de energia, violência doméstica, etc.
Cabe ressaltar que este processo de mobilização é o adubo necessário para que venham a florescer novas Políticas Públicas, traduzidas em benefícios e direitos para a comunidade.
È necessário que para resultados satisfatórios de Políticas de interesse dos cidadãos, haja mobilização no sentido de discutir com a comunidade as necessidades e desejos.
Um grande abraço,
Mara Eneida
A mobilização social é uma conquista e todo o cidadão deve conhecer e lutar pelos seus direitos. Existe muita coisa escrita no papel, mas ainda há muito a fazer para colocar em prática os direitos do cidadão. Nossas escolas estão abandonadas, nossos professores desacreditados e incrédulos com a eduação atual. Já somos o futuro e, infelizmente, vejo muitos cidadãos não pensantes, devido a falta de uma formação adequada.
A mobilização Social é importantissima para conseguirmos defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Nós do Movimento Sindical dos trabalhadores e trabalhadoas rurais iremos realizar a IV Marcha das Margaridas no periodo de 16 e 17 de agosto. Será um momento impar pra nós.
A partir do momento que os movimentos sociais começaram a se mobilizarem, muitos direitos vêm sendo reconhecidos. Ressalto que falta muito, porém já está bem melhor do que na época da ditadura. Os movimentos sociais são de grande importancia para a sociedade, pois faz o reconhecimentos da cidadania ativa.
Entendo que o cidadão precisa ser empoderado de direitos, para só assim ter consciência do que significa mobilização social.
Sem a mobilização social não há a verdadeira cidadania. O cidadão deve consquistar seu espaço participando da vida de sua cidade/bairro/etc.
A mobilização social é conquistada, é um processo de inclusão e empoderamento social. Poderiamos dizer que é uma ferramente para a democracia.
A mobilização social é uma condição de uma cidadania autônoma. Quanto mais a sociedade faça suas as inciativas em prol da sua existência, mais irá ganhando espaço frente ao estado e aos grupos dominantes.
Bom dia a todos e sejam muito bem-vindos! Desde 2000, o COEP promove, no mês de agosto, a Semana Nacional de Mobilização pela Vida, na qual difunde e amplia iniciativas de mobilização social em sua rede, e busca estimular atividades culturais e de cidadania que promovam a participação dos mais diversos segmentos da sociedade. Desta forma, queremos discutir aqui a mobilização social como instrumento de acesso a políticas públicas e fortalecimento comunitário. Façam seus comentários! Sua participação é muito importante para nós!
Obrigada.
Equipe Mobilizadores.
Uma boa estratégia para concientizar as pessoas e educar ambientalmente … palestras, oficinas … uma matéria onde se ensine a … ensinar aos aluno como cuidarem do meio ambiente”; são poucos os espaços que diante da realidade atual reensinam os Professores do Ensino Fundamental a ensinar e lhe proporcionem condições mínimas que suas criatividades possam aflorar na direção de um melhor meio ambiental.
Trabalho com educação ambiental em espaços de educação formal e não formal. E pelo que tenho observado em 20 anos de experiência é que a estratégia ter que ser cada vez mais focada em ações interdisciplinares , onde a educação e comunicação (educomunicação) sejam aliadas no desenvolvimento de um processo em qua as pessoas possam: conhecer, refletir e agir.
A estratégia que tenho adotado para isso é associar resultados de pesquisas cientificas e popularizar essa ciência com o auxilio de músicas que abordem a temática das questões ambientais. Isto porque na interação homem x recursos naturais , o primeiro cria os problemas e quer que a ciência dê conta de solucionar todos, inclusive os que poderiam ser evitados. Por isso a reflexão tem que ser no sentido de conhecer o que a Ciência faz e se interrogar sobre o que a Sociedade pode fazer. Agir a partir do conhecer é o que se espera como resultado de um processo de educomunicação ambiental
Deve virar um mecanismo de modificar o pensamento das pessoas,até como uma “lavagem cerebral” hehehe, tem jeito?
Para se tornar habitos, vicio; cuidar do meio ambiente.
Inácio, existe uma disciplina que algumas escolas do ensino fundamental trabalham na área rural que é Administração Rural. Porém, como tu mencionas “uma boa estratégia para concientizar as pessoas e educar ambientalmente … palestras, oficinas … uma matéria onde se ensine a … ensinar aos aluno como cuidarem do meio ambiente”; são poucos os espaços que diante da realidade atual reensinam os Professores do Ensino Fundamental a ensinar e lhe proporcionem condições mínimas que suas criatividades possam aflorar na direção de um melhor meio ambiental. Dos sentimentos deste espaço, e especificamente do Wilfred e teus, sinto a vontade de planejar algo para junto com Professores que se responsabilizaram pela disciplina de Administração Rural no Ensino Fundamental propor algo para o Dia da Árvore 2011.
Olá, sou Inácio Moro na comunidade José Ribamar Sou monitor do tele-centro da comunidade. Acho que uma boa estratégia para concientizar as pessoas e educar ambientalmente falando é realizerem mais palestras, oficinas e principalmente na escola ser criada uma matéria onde se encina a importância do meio ambiente e ensinar aos aluno como cuidarem do meio ambiente.
Olha esta pratica de arborização é estratégica, lembrando de metas das estratégias de diretrizes do PNE 2011/2020. Se não me equivoco em datas, o dia 22 de agosto é o dia da ÁRVORE Este momento de Fórum me faz lembrar algo de uma escola que estudei onde havia um jardim interno muito bem cuidado, e com várias placas de madeira, onde estava escrito: “Pise na grama mas, não arranque as flores”, e o efeito disso era praticamente um nem pisar na grama, e sim permanecer nos bancos e corredores de circulação. Outra lembrança: Neste verão na Praia do Hermenegildo (Sta.Vitória do Palmar/RS), houve um encontro relativo a questões ambientais binacionais, com ênfase à comunidades pescadoras da Lagoa Mirim, o qual realizou-se em uma escola da localidade, e ali comentamos quase o que Wilfred Cícero propõe que organizássemos para as Praças do Município um roteiro de visita escolar onde os alunos pudessem estar nomeando cada sp de ávore. Mas esta proposta de arborizar seria muito melhor, inclusive pq existem várias experiências por todo o nosso Brasil de sistema de arborização. Acho que temos uma quantidade de recortes de propostas/ações AgroEcológizas bastante grande; o nosso desafio é criar uma grande colcha de retalhos, onde estes mesmos tenham conectividade, que parece, embora vivamos em meio a internet, isto da internet falta em nossas práticas do cotidiano – conectividade para fazer acontecer.
Como professor, para podermos chegar em uma educação ambiental salutar, precisamos conscientizar a juventude atual, e isso com certeza é através da escola, principalmente as públicas. Mas, para isso, faz-se necessário um envolvimento em massa do máximo de Ong’s e Orgãos governamentais. A escola é um ponto estratégico para se construir uma consciência em massa, já que, através dos alunos podemos dissiminar o conhecimento e a prática para seus bairros, levando até mesmo para para as associações dos bairros ( isso com o interesse daqueles que fazem a associação). Um fato bastante importante, como tenho sempre falado, é a arborização como um dos primeiros trabalhos práticos com a conscientização de proteger, cuidar e dar manutenção as árvores plantadas. Se conseguirmos consquistar essa geração, colheremos boas ações, mudanças de atitude, comportamento…
Como professor, para podermos chegar em uma educação ambiental salutar, precisamos conscientizar a juventude atual, e isso com certeza é através da escola, principalmente as públicas. Mas, para isso, faz-se necessário um envolvimento em massa do máximo de Ong’s e Orgãos governamentais. A escola é um ponto estratégico para seconstruir uma consciência em massa, já que, através dos alunos podemos dissiminar o conhecimento e a prática para seus bairros, levando até mesmo para para as associações dos bairros ( isso com o interesse daqueles que fazem a associação). Um fato bastante importante, como tenho sempre falado, é a arborização como um dos primeiros trabalhos práticos co a conscientização de proteger, cuidar e dar manutenção as árvores plantadas.
Se conseguirmos consquistar essa geração, colheremos boas ações e mudança de titude e acomportamento.
a principal estrategia para sermos edocadores é sermos de fato exemplos de como respeitamos omeio natural em que vivemos
olá para todos sou da comunidade de campinhos Pariconha AL,esse e um problema que para ser resolvido precisa da ajuda de cada um de nós do nosso esforço, pois todos nós vamos ser prejudicado pela reação da natureza poriço cada um de nós devemos fazer oque nos cade a fazer dentro de nossas casas com os nossos filhos e com a nossa sociedade assim mudaremos o planeta para melhor porque juntos somos fortes e fazemos a diferença.
a realidade da educaçao ambiental vem cria um espectativas em relaçao o slvamento do planeta para o futuros dos nossos filhos , por isso devemos nos concientizar desta problematica .
Considero que foi dito muitas coisas relevantes de como trabalhar a EA. Contudo existem muitas dificuldades em todos sentidos p/ por ações em práticas e gerando pouca resolução p/ os problemas voltados ao meio ambiente. Na verdade é o ser humano que deve ser a meta principal desde a educação formal e informal.
Estes sentimentos, hoje expressados, neste diálogo por Zaira: “criando uma cultura de amor pela vida, preservando assim os nossos recursos naturais”; e Paulo: “estratégias mais eficazes para promovê-la, privam os aspectos globais e tem de partir do regional/local, para conseguirmos incurtir a [consciencia ecologica]”; me faz relembrar e reforçar o viver do Bioma Pampa, com o sentimento socializado do Prof José A. Lutzenberger (17/12/1926 – 14/05/2002): “Em sua forma atual o Pampa é uma das raras paisagens preciosas do Planeta em que a exploração humana se encontra em relativa harmonia com o ecossistema.”; Relembrar e reforçar para que o mesmo sempre se refaça nesta mesma leitura de preservação.
Vejo como positivo a mobilização da sociedade com relação a educação ambiental. Falta mais incentivo por parte do poder público municipal, em especial as secretarias municipais de meio ambientes apoiarem ações das ONGs que na maioreia das vezes fazem um trabalho excepcional de educação ambiental não formal. A parceria Poder Público X Sociedade Civil Organizada faz a diferença!!!
A educação ambiental é de suma importancia e suas estratégias mais eficazes para promovê-la, privam os aspactos globais e tem de partir do regional/local, para conseguirmos incurtir a “consciencia ecologica” no meio em que vivemos. Citados os depoimentos dos colegas,
Márcio, Rio Branco/AC, Claudia Aamaral, Além Paraíba/MG, Franco Souto, Soledade/PB, teremos as condiçôes basicas para inciarmos a “cultura Ambiental”.
Olá! Para trabalhar a questão ambiental é preciso elaborar projetos e desenvolver ações que venham a partir do âmbito escolar criando uma cultura de amor pela vida, preservando assim os nossos recursos naturais que são, essêncial para a sustentabilidade do planeta.
Bem, como professor de química, em minha prática didática sempre que possível tento encontrar dentro do conteúdo programático um espaço para algo de reciclagem de papel, algo de reflexão quanto ao surgimento de um novo conceito de Bioma no Sul, o que conheciamos como Campos Sulinos, também por força de Lqi à partir de dezembro de 2006 é conhecido como Bioma Pampa e tem-se seu dia alusivo no 17 de dezembro, buscando sempre entender que neste bioma pampa estão flora, fauna e o ser humano dentro do bioma, e não um espectador da natureza.
Boa noite! Sou Diretora de um Colégio confessional, Supervisora Pedagógica de uma escola pública de Minas Gerais e professora da Universidade do estado de Minas Gerais. Temos desenvolvido várias ações de educação ambiental e constato que as mais eficientes são aquelas que passam pela sensibilização e concientização para depois se partir para a mobilização. Quanto mais cedo começamos a trabalhar a sesnibilidade ecológico com as crianças melhores serão os resultados. Tenho muita esperança na ação da educação.
Olá, Boa Tarde a todos!
Sou professora e coordenadora de um projeto de educação ambiental e acredito que a mudança de postura em relação a preservação dos recursos do planeta precisam ser vivenciados na escola, com ações simples, que possam ser multiplicadas na comunidade.
Educação Ambiental deveria ser tema discutido em sala de aula, concientizando as criança com certeza chegaremos nas familhas. Podemos começar pela coleta seletiva (reciclagem)
Através da mídia que vem fazendo seu papel nas divulgações, propagandas nos meios de comunicação das grande emissoras de TV e em horario nobre, acredito que nós telespectadores devemos preocupar em observar as mensagens e passar a praticalas e tomar conciencia que a preservação do nosso meio ambiente é primordial.
Infelizmente ainda vejo que falta muito para melhorar, muito já foi feito, realizado. Mas quando depende do poder público, vejo com muita preocupação o desinteresse em solucionar casos relacionados ao Meio Ambiente, é como se isso não contasse ponto. Na população também falta concientização e interesse em preservar a natureza. As Familias precisam começar a colocar já desde cedo a importancia de cuidar e preservar o Meio Ambiente, manter a cidade limpa, preservar as nascentes etc…
Olá! Bom dia. Sou Marli Aquino/Porto Alegre/ IBGE/RS
Muitas são as estratégias para trabalhar a educação ambiental,mas na verdade o que traz um efeito mais rápido é preparar as crianças de todas as idades, “o Altruísmo”,assim oportunizamos toda sua formação e, elas levarão estes ensinamentos para família e sociedade.Trabalhar com personagens como por exemplo: Zé Minhoca. Um minhoca.Uma minhoca caipira.Inteligente,esperto,falante e profundo conhecedor de assuntos ligados à tera,está sempre alertando sobre a importância da alimentação natural para saúde humana. Pesquisador da agricultura natural)sem uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos), incentiva as pessoas a refletiram sobre seus hábitos alimentares para se tornarem saudáveis.
Família Verde. O senhor Troncudo, a Dona Alameda e o Muda são de uma família de árvores frondoas e bonitas. Procuram cumprir a sua missão, alertando as pessoas sobre a importância da preservação, amor e respeito á natureza.
Olá, discutir meio ambiente requer uma visão critica da situação devemos discutir meio ambiente primeiramente no ambiente de casa pois assim já estamos formando indivíduos preocupados com a questão ambiental aonde quer que vá ou esteja,acredito que uma das formas para se debater meio ambiente seja discutir formas de como levar informações e técnicas para as pessoas que vivem sem informações e para aqueles que tem a informações tentar consciêntizar mostrando que é possível viver sem agredir o meio ambiente.
Observo que a midia vem desenvolvendo o seu papel nas divulgações, propagandas e outras. Pena que o telespectador não se preocupa em observar o teor dessas. Muitas vezes são passadas despercebidas. Essa semana mesmo, quinta -feira se não engano vai acontecer um programa com a Turma da Mônica . MAs muitos nem percebem. Acredito que falta mais conscientização por NOSSA parte.
Companheiros e companheiras meu nome é Franco Souto, sou assentado da reforma agraria em Soledade/PB,atualmente trabalho como assessor territorial do cariri ocidental na PB. Pra mim o que tem de ser feito em relação a educação ambiental é primeiro os governos municipal, estadual e federal começar a cumprir o que está no papel e começar a liberar recursos em tempo abio. e também mostrar na pratica para as pessoas que é possível viver de forma que não agrida o meio ambiente; Segundo é dificil ter uma agricultura sustentavel se os projetos que tem só são liberados se tiver desmatamento; terceiro pessoas simples só mudam sua forma de viver se tiver exemplos de pessoas com mais recursos. Por ultimo cada um de nós temos mudar nossa forma de viver.
Conscientizar as crianças, incentivar agricultura natural, enfatizar a preservação, cobrar políticas mais eficazes do Governo, ações bem simples: como reduzir o consumo, reutilizar e reciclar.
Tenha uma semana iluminada
Eu sou Márcio de Oliveira Monte, da cidade de Rio Branco, Acre, Funcionário do Correios nesta cidade, e busco analisar o que foi proposto neste Fórum sobre as estratégia para promover a Educação Ambiental na minha comunidade, na minha cidade e no meu país. Vendo as discursões e pontos aqui levantados, vejo que lei sobre Educação Ambiental não falta, temos até demais, porém não cumpridas, escolas incentivando a Educação Ambiental com projetos, incentivos e ações comunitária, também temos, o que falta? vivermos esta Educação Ambiental, mas como vivermos? só poderemos viver uma Educação Ambiental, quando cada pessoa em seu mundo, casa, trabalho, bairro, sociedade fazer a sua parte, colocar a mão na massa e não repassar a bola para as outras pessoa, ser um educador ambiental, e não querer ter uma Educação Ambiental, promover no sei da família a Educação Ambiental com ações pequenas e domesticas, pois pensando micro, conseguiremos atingir o macro. Ações onde eu não espere pelo meu vizinho para fazer, mais faça e incentive o meu vizinho a fazer, mas me perguntariam, como fazer? acondicinando meu lixo domestico em recipientes por categoria, colocando aq disposição da coleta de lixo somente nos dias que esta passar, limpando a frente da minha casa, prédio e dando destino certo ao lixo, incentivando meu vizinho a fazer o mesmo, meus amigos de trabalho a fazerem o mesmo, como trabalho de formigunha, fazendo a minha parte e ingetando ânimo nas pessoas ao meu derredor a fazerem o mesmo, e assim criando uma rede de: Amigos Caseiros Mudando a Mentalidade na Educação Ambiental. Seria a maior rede de preservação do meio ambiente do mundo, interligando pessoas com a Internet, entres países, cidades, bairros formando e informando sobre as mais diversas tecnologias, estratégia de preservação e conservação da Educação Ambiental neste planeta AZUL. Márcio de Oliveira Monte.
Contruir um meio para levar a Educação Ambiental para a formação da criança na famíla, ainda em tenra idade, criando hábitos salutares e susténtável de preservação do meio ambiente.
A primeira situação que me vem a cabeça é ir buscar nas diretrizes do PNE 2011/2020, constituído de 20 metas, quais as estratégias
me ajudam a pensar esta construção da promoção da Educação Ambiental. Como contribuição, no Art. 2º são diretrizes do PNE 2011/2020:
I – erradicação do analfabetismo;
II – universalização do atendimento escolar; III- superação das desigualdades educacionais;
IV – melhoria da qualidade de ensino;
V – formação para o trabalho;
VI – promoção da sustentabilidade sócio-ambiental;
VII- promoção humanística, científica e tecnológica no País;
VIII-estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto;
IX – valorização dos profissionais da educação;
X – difusão dos princípios da eqüidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.
Penso que a promoção da Educação Ambiental pode ser realizada através de várias estratégias:
A educação ambiental formal nas escolas inclusa na grade curricular.
A educação ambiental informal nas empresas, famílias, condomínios residenciais e grupos organizados através de ações continuadas previstas em planos anuais.
As formas devem ser adaptadas para cada situação.
Olá Boa Noite! Eu acredito no ambiente virtual como uma ferramente envolvente com várias possibilidades de comunicação, aprendizagem e realizações.
Criação de ferramentas metodológicas que sejam inseridas em todo ensino, ferramentas que envolvam o público a participar, sejam estimulantes ao princípios sobre a educação ambiental.
Olá Boa NOite a Todos! Meu Nome é Lillian Carollyne sou da Comunidade de Redondo Cachoeira dos Indios PB.Falar sobre Educação ambiental é muito importante para todos.Pois é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores,habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir individual e coletivamente e resolver
problemas ambientais presentes e futuros.
Desejo a Todos uma Boa noite !
Abraço.
Só vejo um meio eficaz. A EDUCAÇÃO! É se educando as pessoas que se tem um País e um ambiente respeitado.E nesse País, com o descaso que é tratada a educação só Deus sabe onde vai parar o futuro (o ontem)do nosso mundo.Vejam os estados que estão em greve! Vejam os salários pagos!! Vejam as condições das escolas!!!Obrigada!!!!Estou indignada!!!
sim, acredito no poder da midia para questao
da educaçao para melhora o sistema educacional e o pais como todo .
dentre os demais problemas da sociedade atual o que mais nos chama a atenção é os poblemas climaticos. sabemos da importância que tem para nós o meio ambiente. precisamos ficar atentos e buscarmos formas de solucionar esta situação que tanto vem agravando nosso planeta.
vejo este tema como algo muito importante a se trabalhar, pois temos fatos muito triste de destruição do meio ambiente.fico muito feliz por esta iniciativa tomada pelo coep. é de suma importancia que se trabalhe isto em todas as comunidades, assentamentos,…
Prezados:
Vejo a Educação como uma grande solução para mudar nosso presente e futuro. Incrível como o retorno é rápido se estamos receptivos as mudanças. Concordo que o discurso deve mudar conforme o público e as necessidades.
Falta mais a mídia falar sobre Educação Ambiental. Em casa, com os amigos, os familiares, qualquer informação é educação. Vamos espalhar…
As estratégias para estimular o desenvolvimento integrado e sustentável partem de um plano de ação que integra simultaneamente quatro tipos de capital: o Produtivo, o Humano, o Social e o Ambiental.
O Capital Produtivo reúne os recursos capazes de gerar riquezas e possibilitar a criação de oportunidades e geração de renda para as comunidades. O Capital Humano integra os valores, atitudes, conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas desenvolverem seu potencial, aproveitarem as oportunidades que lhes são colocadas, e se inserirem produtivamente no mundo do trabalho. O Capital Social é a capacidade que uma comunidade tem para formular objetivos comuns de longo prazo, gerar coesão social em torno desses objetivos, e manter uma constância de propósito ao longo do tempo. O Capital Ambiental compreende os recursos do meio ambiente, resultantes do uso sustentável pelos seres humanos. Esses recursos devem promover uma interação cada vez maior entre o legado que nossa espécie recebeu da Natureza e aquele que devemos oferecer às próximas gerações.
Considerando esses quatro capitais, as estratégias mais eficazes para se promover um desenvolvimento verdadeiramente integrado e sustentável são aquelas que tem como linhas de ação: se estruturar em torno do trabalho e das cadeias produtivas (capital produtivo); promover a informação e o conhecimento das famílias e seus filhos através da educação (capital humano); assegurar direitos básicos e cidadania, organizar as pessoas e favorecer a interação entre elas e as organizações (capital social); e preservar o meio ambiente como patrimônio maior de todos (capital ambiental).
Na prática, essas estratégias se desdobram em diversos projetos específicos que nada mais são do que as aplicações de um mesmo modelo às várias oportunidades, ou carências da região, nas áreas social, política, econômica e ambiental. Ao se promover, por exemplo, a inclusão das Unidades-Família na economia formal por meio de cadeias produtivas que façam uso de tecnologias limpas, se reduz o desmatamento e a exploração dos recursos naturais de forma predatória. Por sua vez, isso facilita a recuperação dos corredores ecológicos, beneficiando a fauna e a flora, e melhora as condições para a realização de projetos de aproveitamento hídrico e geração de energia. Energia que beneficia as comunidades e que pode ser utilizada para a expansão das cadeias produtivas, num ciclo de desenvolvimento integrado e sustentável.
A Educação Ambiental proposta seria a que visa-se aplicar suas potencialidades como um todo, em caráter “formal e não formal”, como exemplo:
redes de ensino, instituições, empresas, comércios, dentre outros.
Assim alcançar o cotidiano social, fazendo com que todos a convive-se com esse paradigma, em busca de novos conceitos e valores sociais, culturais e ambientais!
Entendo que qualquer discussão e aplicação de políticas visando a educação ambiental, tem que ter como foco principal o consumo e consequentemente o consumidor. Se este passar a ser mais exigente e consciente quanto ao que consome e o que ele faz do que consome, obteremos maior sucesso nessa questão da educação ambiental.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
(SNCT)
A Semana
A SNCT acontece no brasil desde 2004. Ela tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas e instituições de ensino e pesquisa. Desde 2010, foram realizadas cerca de 14.000 atividades, em 500 municipios brasileiros. Esperamos que a SNCT seja ainda melhor e maior em 2011.
Cadastre sua instituição e ou atividades no site do MCT.
Com informações do Ministério de Ciência e Tecnologia
site da semana (SNCT): http://semanact.mct.gov.br
Ram¤n
Falar de Educação Ambiental deve ter uma linha básica de condução, no entanto o discurso deve se adaptar a cada local.
Acredito que se fala da mesma coisa de forma diferente por exemplo na amazônia e na periferia da cidade de São Paulo.
Há que se conhecer melhor o público para quem se destinam as ações e prepará-las para cada um desses públicos.
Educação é um problema que permeia todas as atividades sociais no País. Q Educação Ambiental não pode ser tratada como algo distinto da educação formal que conhecemos.
No meu ponto de vista ter muito cuidado. Precisamos desenvolver uma visão crítica; Repensar o modelo econômico atual, principalmente quanto as hidreletricas do Tapajós e Altamiro;
Modificar habitos de consumo; assumir noos valores.
Por meio de divulgações por parte da emissoras de tv ,com fórum e debates .
Olá mobilizadores! Sejam bem-vindos a mais este fórum online onde vamos debater uma questão muito importante e também atual: a educação ambiental e as estratégias mais eficazes para promovê-la. Contamos com a participação de todos vocês!
Muito obrigada.
Abraços,
Equipe Mobilizadores.