O Paratodos, em parceria com os Institutos Lecca, Mara Gabrilli e Rodrigo Mendes, promove a segunda edição do Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar. A iniciativa visa premiar experiências pedagógicas inclusivas que foram desenvolvidas por professores das instituições de ensino regulares do país. As inscrições vão até 31 de janeiro.
Podem participar professores da rede pública e da privada em educação infantil até ensino superior. As experiências precisam ser referentes aos anos letivos de 2016 e 2017. Juntamente com os relatos, os professores podem anexar vídeos, aplicativos, projetos pedagógicos ou fotografias.
Além do vencedor do Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar, que receberá um tablet, os melhores relatos serão divulgados no Diversa – plataforma, do Instituto Rodrigo Mendes, de troca de experiências e construção de conhecimento sobre educação inclusiva. As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas como finalistas serão premiadas com placas comemorativas. A divulgação oficial do resultado, com data ainda a ser definida, acontecerá em maio de 2016.
A seleção das experiências vai considerar objetividade do relato da experiência; consistência pedagógica e conceitual, sucesso escolar dos alunos envolvidos, contextualização da escola e potencial de aplicação da experiência em outras realidades educacionais. Também serão levados em conta esforço incomum, determinação, isenção, perseverança, ética e respeito à diversidade.
Os trabalhos serão avaliados por um júri convidados para avaliar as melhores experiências em inclusão. Esse é composto por especialistas em educação inclusiva: Maria Teresa Égler Mantoan, pedagoga, mestre e doutora em educação; Marília Costa Dias, pedagoga, mestre e doutoranda em educação; e Marta Almeira Gil, consultora na área de inclusão, coordenadora do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas e responsável pela elaboração da metodologia SESI, SENAI de Gestão da Inclusão.
Criado em outubro de 2013, o Paratodos é um movimento que visa provocar reflexões, propor ações e mudanças conscientes e consistentes em todos os âmbitos (comunidade, escola, governo) no que diz respeito à inclusão. Para isso, promove eventos sobre inclusão como palestras e exibição de filmes, organiza encontros com famílias, visitas em escolas e participa de eventos sobre educação e inclusão. Especificamente para as escolas, o Paratodos montou um programa de sensibilização para capacitar professores e demais funcionários.
Acesse aqui: paratodos.net.br/premio
Fonte: Setor 3